Sobre o movimento de reconceituação do Serviço Social na América Latina, analise as assertivas e assinale a alternativa correta. I. O movimento de reconceituação do Serviço Social na América Latina teve lugar no período de 1965 a 1975, impulsionado pela intensificação das lutas sociais que se refratavam na Universidade, nas Ciências Sociais, na Igreja, nos movimentos estudantis, dentre outras expressões. II. Ele expressa um amplo questionamento da profissão (suas finalidades, fundamentos, compromissos éticos e políticos, procedimentos operativos e formação profissional), dotado de várias vertentes e com nítidas particularidades nacionais. III. Sua unidade assentava-se na busca de construção de um Serviço Social latino-americano: na recusa da importação de teorias e métodos alheios à nossa história, na afirmação do compromisso com as lutas dos “oprimidos” pela “transformação social” e no propósito de atribuir um caráter científico às atividades profissionais. IV. Denunciava-se a pretensa neutralidade político-ideológica, a restrição dos efeitos de suas atividades aprisionadas em microespaços sociais e a debilidade teórica no universo profissional. a. Apenas I está correta. b. Todas estão corretas. c. Apenas II e III estão corretas. d. Apenas I, III e IV estão corretas. e. Todas estão incorretas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
b) todas estão corretas
Resposta:
b. Todas estão corretas.
Explicação:
A base teórica que fundamenta o Movimento de Reconceituação é marxista e gramsciana, o que já demonstra forte inclinação para a crítica social. É nesse contexto que o Serviço Social mostra‑se favorável a atuar com os movimentos sociais, sem ser, necessariamente, refém das instituições dominantes. No contexto do processo de Reconceituação, destaca‑se também o documento de Belo Horizonte. Souza (1995, p. 76) expõe que esse documento: [...] detalha o como fazer profissional em estratégias de ação como parte de um corpo teórico sobre o objeto da ação que é a realidade social naquilo que diz respeito à população trabalhada pelo Serviço Social e sobre o objetivo da ação que é a transformação social requerida por essa realidade.
No que se refere à metodologia, o documento de Belo Horizonte alinha‑se ao Movimento de Reconceituação na América Latina. Assim, Souza (1995, p. 76) assevera que, [...] nesta tendência, a questão metodológica coloca‑se como dependente da realidade a ser trabalhada e dos objetivos a serem alcançados. A realidade social é considerada em sua dinâmica sócio-histórica global, mas, sobretudo, pelos aspectos concretos que se apreendem a partir de suas determinações sócio-históricas. Sem dúvida, o Movimento de Reconceituação preocupa‑se com a transformação da realidade, negando, dessa forma, o conformismo, o assistencialismo e o tecnicismo, que predominou desde a sua criação.