Sobre o modo de produção taylorista-fordista, que gerou profundas transformações nos moldes tradicionais de organização do trabalho, assinale a alternativa que apresenta corretamente três características deste modelo? gostaria de saber, por favor.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Competência pode ser definida como uma ação responsável que mobiliza as pessoas, e repassa a elas conhecimentos, recursos e habilidades que agregam valor à organização e ao indivíduo.
Explicação:
Para o paradigma taylorista-fordista de organização do trabalho, o conceito de qualificação era adequado e permitia uma boa análise sobre a relação do indivíduo com a organização. Para os americanos, o conceito de competência está relacionado a um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA), denotando um alto desempenho. A perspectiva francesa nasceu justamente do questionamento do conceito de qualificação e do processo de formação profissional técnica. Le Boterf (1995) afirma que competência parece mais com uma encruzilhada, com três eixos formados pela pessoa (com sua história de vida e socialização), pela sua formação educacional e pela sua experiência profissional. Assim, competência pode ser definida como uma ação responsável que mobiliza as pessoas, repassa a elas conhecimentos, recursos e habilidades que agregam valor à organização e ao indivíduo.