Sobre o modo de produção asiático podemos afirmar que: I. a comunidade aldeã paga tributos ao estado sob a forma de produtos (gado, sereais etc.) e pode prestar serviços ao Estado nas grandes obras como: abertura de canais de irrigação, construção de muralhas, templos, manutenção de pontes. II. a maior parte da população era formada por escravos obtidos entre os prisioneiros de guerra ou nas atividades comerciais, sendo eles a base da produção social. III. a Produção agrícola excedente pertence aos escravos e artesãos que também absorve a produção artesanal (produtos de luxo) e controla a circulação interna de mercadorias e o grande comércio exterior IV. o Estado, além de intervir diretamente no controle da produção e na sua distribuição, controlando, inclusive, as práticas comerciais, se apropriava do excedente agrícola, distribuindo-o entre sacerdotes, a corte, os burocratas e guerreiros.itled Question
a) I e II;
b) II e III;
c) I e IV;
d) II, III e IV.
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Resposta:
1. Sobre o modo de produção asiático podemos afirmar que:
I. a comunidade aldeã paga tributos ao estado sob a forma de produtos (gado, sereias etc.) e pode prestar serviços ao Estado nas grandes obras como: abertura de canais de irrigação, construção de muralhas, templos, manutenção de pontes.
II. a maior parte da população era formada por escravos obtidos entre os prisioneiros de guerra ou nas atividades comerciais, sendo eles a base da produção social.
III. a Produção agrícola excedente pertence aos escravos e artesãos que também absorve a produção artesanal (produtos de luxo) e controla a circulação interna de mercadorias e o grande comércio exterior
IV. o Estado, além de intervir diretamente no controle da produção e na sua distribuição, controlando, inclusive, as práticas comerciais, se apropriava do excedente agrícola, distribuindo-o entre sacerdotes, a corte, os burocratas e guerreiros.
Quais afirmativas estão corretas?
a) I e II;
b) II e III;
c) I e IV;
d) II, III e IV.
2. Sobre o modo de produção escravista, indique quais das afirmações abaixo estão corretas.
I. No modo de produção escravista, o senhor tem a propriedade tanto nos meios de produção como sobre o próprio escravo e a produção por ele criada.
II. Este foi o primeiro momento que surgiu a propriedade privada.
III. A humanidade foi dividida em duas: os dominantes, aqueles que detinham os meios de produção; e os dominados, que não eram proprietários.
IV. A classe dominante era majoritária.
a) I , II e lll
b) II e III;
c) III e IV;
d) Apenas a I;
3. Os acontecimentos abaixo constituem as características do modo de produção feudal, exceto:
a) a terra foi a base econômica do sistema feudal.
b) o servo eram apenas os escravos que recebiam a terra para sua exploração, mas não era o dono dela.
c) o servo ficava preso ao senhor feudal, devendo-lhe fidelidade, obediência e obrigações pessoais, bem como
o pagamento de diferentes impostos.
d) Num determinado momento, as relações feudais começaram a dificultar o desenvolvimento das forças
produtivas.
e) Organização do trabalho com base na servidão.
4. Sobre o sistema capitalista, analise as alternativas abaixo, destacando a alternativa correta:
a) A propriedade pertence ao Estado;
b) Só existe um partido –monopartidarismo;
c) Só existe uma classe social, onde todos ganham em média os mesmos salários;
d) Fechado para a participação política, ou seja, ninguém possui o direito a votar;
e) Visa ao lucro e a propriedade é privada, pertence a uma pessoa ou grupo de pessoas.
5. “A sociedade burguesa é a organização histórica da produção mais desenvolvida e mais variada que existe. Por esse fato, as categorias que exprimem as relações desta sociedade e que permitem compreender
a sua estrutura, permitem, ao mesmo tempo, perceber a estrutura e as relações de produção de todas as
formas de sociedade desaparecidas, sobre cujas ruínas e elementos ela se edificou, de que certos vestígios,
parcialmente ainda não apagados, continuam a subsistir nela, se enriqueceram de toda a sua legitimação.”
(Karl Marx)
Assinale a alternativa que apresenta adequadamente os conceitos de infraestrutura e superestrutura:
a) A infraestrutura cultural define a superestrutura econômica, onde a cultura não influencia a economia;
b) a superestrutura seria responsável pela manutenção das relações sociais existentes na infraestrutura e esta possibilita a sua existência, pois toda a riqueza necessária para manter a superestrutura seria, segundo Marx, produzida na infraestrutura por meio das nas relações de produção e de troca.
c) Para Marx, a infraestrutura social é corrompida pela lógica materialista da superestrutura.
d) Como a base do estudo de Marx é amplamente materialista, ele se utiliza de modelos ideais para compreender a dinâmica das relações humanas.
e) Os estudos da dialética em Marx, refutam completamente os conceitos de infraestrutura e superestrutura;