Português, perguntado por Usuário anônimo, 9 meses atrás

Sobre o livro angústia:
a)O narrador é personagem ou observador?
b)E o foco narrativo?Justifique com passagens do texto.
c)Que tipo de discurso predominou para indicar as falas das personagens?Justifique com passagens do texto​

Soluções para a tarefa

Respondido por KorJad
2

Resposta:

Sobre o livro angústia:

a)O narrador é personagem ou observador?

Narrador personagem

b)E o foco narrativo? Justifique com passagens do texto.

O foco narrativo é de 1ªpessoa

“Há nas minhas recordações estranhos hiatos. Fixaram-se coisas insignificantes. Depois um esquecimento quase completo. As minhas ações surgem baralhadas e esmorecidas, como se fossem de outra pessoa. Penso nelas com indiferença. Certos atos aparecem inexplicáveis. Até as feições das pessoas e os lugares por onde transitei perdem a nitidez. Tudo aquilo era uma confusão, em que avultava a ideia de reaver Marina.”

“Lembro-me de um fato, de outro fato anterior ou posterior ao primeiro, mas os dois vêm juntos. E os tipos que evoco não têm relevo. Tudo empastado, confuso. Em seguida os dois acontecimentos se distanciam e entre eles nascem outros acontecimentos que vão crescendo até me darem sofrível noção de realidade. As feições das pessoas ganham nitidez. De toda aquela vida havia no meu espírito vagos indícios. Saíram do entorpecimento recordações que a imaginação completou.”

 

c) Que tipo de discurso predominou para indicar as falas das personagens? Justifique com passagens do texto

." Discurso indireto livre, porque há no romance muito fluxo de consciência, o que não favorece a predominância do discurso direto. Geralmente, o narrador retira o discurso direto e narra ele mesmo o que dizem os outros personagens, unindo suas palavras às dos outros, formando um discurso indireto livre contaminado pelo fluxo de consciência, é o que acontece no  trecho, da conversa de Luís da Silva com Seu Ramalho:  "D. Adélia, corada, risonha, de carnes enxutas, era um mulherão. O casamento fora quatro anos antes da viagem. Bonita de verdade. Com o véu, a grinalda de flores de laranjeira, dançara uma noite sem descansar. Olhava os moços cara a cara, e eles baixavam a cabeça. – An! Os marmanjos desanimavam."

Explicação:

narrador personagem: narra e é personagem também.

foco narrativo: Se o narrador conta a história e participa ,1ªpessoa, se ele narra a história,mas não participa, 3ª pessoa

Discurso direto: a fala da personagem fielmente

Discurso indireto:o narrador conta coo a pessoa falou.

Perguntas interessantes