Ed. Física, perguntado por fernandoguima13, 1 ano atrás

Sobre o lazer incidem valores, comportamentos, significados e saberes que contribuem para a perpetuação da visão de mundo hegemônica. Os momentos de lazer representam a possibilidade dos jovens criarem e reforçarem seus laços de identidade social, além do fato de as crianças interpretarem e ressignificarem o mundo que as cerca. [...] Faz-se necessário resgatar, a partir da infância e da adolescência, a visão do ser humano enquanto sujeito coletivo e histórico capaz de produzir e transformar a realidade que o cerca. É da produção material e simbólica da existência humana, cuja centralidade é dada pelo trabalho, que emerge o lazer.

DIAS, Graziany Penna; SANTOS, Marcelo Silva dos. Trabalho e lazer na infância e adolescência no século XXI: direito social ou inclusão excludente? Revista Motrivivência, ano XXIII, Nº 36, p. 291-305, 2011.

Dessa forma, podemos destacar a relação íntima entre lazer e educação, já que o lazer atua como veículo e objeto da educação (duplo processo educativo do lazer). Com base nessas informações, analise as afirmativas abaixo:

I - O lazer como veículo de educação pode cumprir dois objetivos, sendo um deles o consumatório, no qual a criança tem grande potencial de descoberta, através da contemplação e do prazer.
II - Necessitamos ensinar nossos alunos as diferentes possibilidades no tempo disponível, a fim de que haja uma superação da dimensão conformista para uma realidade crítica e criativa. Neste caso o lazer é objeto da educação.
III - As atividades recreativas podem estimular a sensibilidade da criança para o crescimento intelectual, físico, estético, assim como nas oportunidades para conhecer outras pessoas. O lazer cumpre, nesse caso, os objetivos instrumentais.

É correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
III, apenas.

Alternativa 3:
I e II, apenas.

Alternativa 4:
II e III, apenas.

Alternativa 5:
I, II e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por gimariaarantes
7

Todas as alternativas estao corretas. Pag.74 e 75.



Perguntas interessantes