Sobre o islamismo, pode-se afirmar que:
a) foi uma reação dos povos árabes contra as tentativas de cristianização movidas por missionários jesuítas.
b) como o budismo, originou-se na Índia e veio a se constituir em importante crença religiosa entre os povos do Oriente.
c) tanto quanto o judaísmo e o cristianismo, é uma religião monoteísta que fundamenta-se em um texto considerado sagrado.
d) é tão antigo quanto o judaísmo e, como ele, reverencia um ancestral comum, Abraão.
e) foi uma poderosa crença religiosa no passado e, presentemente, como as demais crenças religiosas, tem assistido à diminuição do número de novos adeptos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
c) tanto quanto o judaísmo e o cristianismo, é uma religião monoteísta que fundamenta-se em um texto considerado sagrado.
É correta a alternativa C, o Islamismo é uma religião monoteísta (ou seja, estabelece que só existe um único Deus, sendo "Alá" a palavra usada em árabe para Deus) e que tem por base teológica um livro religioso, o Corão.
Assim como acontece com o Cristianismo em relação ao Judaísmo, há relações teológicas dentro do Islamismo com os textos sagrados das religiões monoteístas mais antigas. Para o Islã a Bíblia, por exemplo, deve também ser considerada como um livro sagrado, mas de importância menor que o Corão.
Historicamente o Islamismo foi o elemento aglutinador (ou seja, que juntou) politicamente, culturalmente e economicamente as tribos árabes, sendo muito importante para a formação do primeiro Estado Árabe.
Mais sobre o tema em;
https://brainly.com.br/tarefa/3100427