Geografia, perguntado por cauamenezes0772, 9 meses atrás

Sobre o importante tema A formação territorial brasileira, são feitas as considerações a seguir.



I. No regime das capitanias hereditárias, nos séculos XVI e XVII, os donatários possuíam amplos poderes nas suas capitanias, inclusive o de distribuir sesmarias. Esse regime fragmentou a América Portuguesa.


II. A economia canavieira foi o centro da empresa agrícola do Brasil Colonial; essa economia baseou-se no sistema de plantation.


III.A expansão territorial do Brasil foi realizada por diversos tipos de movimentos ditos expansionistas, como a exploração de drogas e especiarias existentes no interior da colônia e nas expedições militares.


IV.A existência de solos litólicos rasos de massapé, de grande fertilidade na Zona da Mata nordestina, e o predomínio do clima quente e úmido foram fatores decisivos no desenvolvimento da economia canavieira e, consequentemente, na criação de diversas cidades pernambucanas, como Goiana, Igarassu e Barreiros.


V. No século XVII, a exportação de fumo e a descoberta de ouro e bauxita na parte ocidental do Nordeste brasileiro, na fronteira com o que hoje é o estado do Tocantins, foram fatores que influenciaram a Coroa lusitana a decidir-se pela formação de várias cidades, como Teresina, Arapiraca, Mariana, entre outras.


Está(ão) correta(s)
a) I
b) I e II
c) III
d) I, II e III
e) I, II, III, IV e V

Origem: UPE

Soluções para a tarefa

Respondido por nicolyzillig
12

Resposta:

D) I, II e III

Explicação:

As capitanias hereditárias representaram o sistema de exploração da Coroa portuguesa no Brasil, transferindo aos donatários a tarefa de torná-lo produtivo. A colonização implantou o modelo produtivo denominado plantation, cujas características são: grandes propriedades monocultoras, produção para exportação e utilização de mão de obra escrava. Embora a ocupação efetiva do Período Colonial tenha ocorrido na área litorânea, diversos movimentos, em momentos diferentes, foram os responsáveis por expedições que levaram a ocupações no interior do território. As “drogas do sertão” foram exploradas principalmente na Região Norte, como atividade extrativista. O solo de massapé é argiloso e profundo, e litólicos são solos pedregosos. A descoberta do ouro, no final do século XVII, se deu na Região Sudeste, e não na Região Nordeste.

Respondido por julyoviny
2

Resposta:

I, II e III

Explicação:

Perguntas interessantes