História, perguntado por luisfelipepaixao59, 8 meses atrás

Sobre o Imperialismo na África é correto afirmar: *

O Imperialismo foi um sistema que acarretou lucros imensos para os africanos já que foi uma aliança feita entre africanos e europeus com o objetivo de enriquecer ainda mais os Reinos africanos com a exploração de metais preciosos

Ocorreu ao longo do século XIX, com o objetivo de explorar as riquezas naturais que existia em grande quantidade nos territórios africanos como por exemplo as pedras preciosas.

Foi um acordo estabelecido apenas por países da Europa e América que tinham como objetivo fazer parceria com a África em relação a introdução da industria em seus territórios apenas de forma diplomática sem conflitos.

Foi um processo onde teve a permissão unânime dos povos africanos e os mesmos só tiveram benefícios​

Soluções para a tarefa

Respondido por Kelven002
3

Resposta:

Até o século XIX, o litoral do continente africano era a única região em que tínhamos a presença colonial europeia. Em suma, as atividades nessas regiões se resumiam ao lucrativo tráfico negreiro que marcou o desenrolar da economia mercantil. Nesse segundo momento, a presença europeia se deu de forma muito mais enfática e estabeleceu a desarticulação de várias comunidades diferenciadas por suas características culturais e linguísticas.

O primeiro evento de ocupação imperialista ocorreu entre 1830 e 1857, quando os franceses realizaram a conquista da Argélia. Em linhas gerais, essa conquista recuperou o prestígio francês perdido após as guerras napoleônicas e assegurou grandes lucros às empresas do país. Logo em seguida, foi a vez dos franceses se afixarem na Tunísia e afixarem seus domínios na África Ocidental Francesa e na África Equatorial Francesa. Tal domínio também contou com a conquista de Madagascar e Marrocos.

Os britânicos realizaram sua incursão imperialista promovendo a conquista do Egito e a consequente obtenção do Canal de Suez. Do ponto de vista econômico, o Canal de Suez permitia a integração entre os grandes centros industriais europeus e as colônias asiáticas através da ligação entre o mar Mediterrâneo e Vermelho. Logo após o domínio do Egito, o Sudão também foi incorporado como mais uma das parcelas do território imperial da Inglaterra.

Explicação:


camillaalvesdambrosk: me ajuda na minha pergunta pfv
Respondido por heloisagoncalves745
1

O Imperialismo na África é caracterizado pela exploração das riquezas naturais do continente, a exemplo das pedras preciosas, um evento do século XIX. Alternativa B.

Como ocorreu o Imperialismo na África?

É sabido que desde o século XV os europeus já mantinham relacionamentos comerciais estreitos com os africanos, um fato que apenas se intensificaria durante o regime escravocrata, sendo que em tal época ainda não empreendiam uma exploração real daquele território, já que o foco de ingleses, portugueses e espanhóis, por exemplo, era o continente americano.

Apesar das supostas missões civilizatórias que amparavam os europeus na ocupação de muitos países como Moçambique e Argélia, sua real intenção se revelou por meio da Partilha da África, fazendo com que cada nação civilizadora usufruísse, enfim, de um território específico para explorar e sustentar sua industrialização em massa, consequentemente, empobrecendo a África.

Aprenda mais sobre o Imperialismo na África: brainly.com.br/tarefa/4726527

#SPJ5

Anexos:
Perguntas interessantes