História, perguntado por aureap235, 9 meses atrás

Sobre o iluminismo, leia os texto e responda:
TEXTO I

O conceito remonta ao próprio século XVIII, quando uma serie de expressões relacionadas à ideia de luz – em oposição às trevas da ignorância e da intolerância – entrou em circulação, [...]. Em 1784, [...], I. Kant (1724 – 1804) respondeu à indagação de um periódico berlinense sobre o significado do termo [...] “ilustração”. Esta consistiria num processo de esclarecimento, representado pela “saída do homem de sua menoridade”, graças ao uso de seu próprio entendimento. Em sintonia com a crença otimista da época, Kant entendia assim, as luzes como um movimento da humanidade em direção a um futuro melhor que buscava uma liberdade de pensamento que viabilizasse, pelo “uso público da razão”, o aprimoramento dos negócios públicos, até então conduzidos no circulo fechado das cortes.

NEVES, Guilherme Pereira. Iluminismo In: VAINFAS, Ronaldo.
Dicionário do Brasil Colonial. Rio de Janeiro: objetiva, 2000 p.296.

TEXTO II

Iluminismo é a saída do homem da sua menoridade de que ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de se servir do entendimento sem a orientação de outrem. Tal menoridade é por culpa própria se a sua causa não residir na carência de entendimento, mas na falta de decisão e de coragem em se servir de si mesmo, sem a guia de outrem. (Sapere aude!) Tem a coragem de te servires do teu próprio entendimento! Eis a palavra de ordem do Iluminismo.

KANT, Imanuel. Que é o Iluminismo? (1784) p.1.

Os textos indicam uma relação, segundo Imanuel Kant, sobre o conceito de Iluminismo, que consiste na saída do homem de sua menoridade. A expressão “menoridade” empregada por Kant, pode ser traduzida como:

a) Autonomia com sujeição crítica.
b) Heteronomia com autossuficiência de pensamento.
c) Autonomia com subjugação do entendimento.
d) Heteronomia erradio por outrem.
e) Heteronomia guiado por outrem.

Soluções para a tarefa

Respondido por vitorlelesp69v7w
1

Resposta:

letra

Explicação:

B

Perguntas interessantes