Sobre o humanismo, lemos:
Quando o pensar chega ao fim, na medida em que sai do seu elemento, compensa esta perda valorizando-se como τέχνη, como instrumento de formação e, por este motivo, como atividade acadêmica e acabando como atividade cultural. A Filosofia vai transformar-se em uma técnica de explicação pelas causas últimas. Não se pensa mais; ocupamo-nos de “Filosofia”. Na concorrência destas ocupações elas então exibem-se publicamente como “ismos”, procurando uma sobrepujar a outra. O domínio destas expressões não é casual. Ele reside, e isto particularmente nos tempos modernos, na singular ditadura da opinião pública. A assim chamada “existência privada” não é, entretanto, ainda o ser-homem essencial e livre. Ela simplesmente crispa-se numa negação do que é público. Ele mantém o chantão dele dependente e alimenta-se apenas do recuo diante do que é público. Ele atesta, assim, contra sua própria vontade, a sua subjugação à opinião pública. Ela mesma, porém, é a instauração e dominação metafisicamente condicionadas — porque se originando do domínio da subjetividade — da abertura do ente, na incondicional objetivação de tudo. Por isso, a linguagem põe-se ao serviço da meditação das vias de comunicação, nas quais se espraia a objetivação, como o acesso uniforme de tudo para todos, com o desprezo de qualquer limite. Deste modo, a linguagem cai sob a ditadura da opinião pública. Esta decide previamente o que é compreensível e o que deve ser desprezado como incompreensível. (HEIDEGGER, Martin. Carta sobre o humanismo. São Paulo: Abril cultural, 1973, p. 349)
Com base no texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O filósofo faz crítica a modo que a filosofia é apresentada por um domínio particular que faz dela o que bem quiserem.
Porque
II. A base da filosofia é a reflexão, o que faz dela um instrumento para a reflexão.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
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Resposta:
A letra D.
Explicação:
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