Sobre o Helenismo, analise as sentenças abaixo
I) Neste período, o principal objetivo da Filosofia é entender como funciona o cosmos.
II) Para um cético, não existe possibilidade de alcançar um conhecimento seguro.
III) Dentre suas escolas, as principais são o ceticismo, o epicurismo e o estoicismo
IV) Aristóteles defende a busca da felicidade através da aponia e da ataraxia.
V) Zenão de Cítio busca a harmonia do ser humano com o divino.
Assinale a(s) alternativa(s) correta(s)
Soluções para a tarefa
Sobre o Helenismo:
Estão corretas as alternativas: e) II, III e V.
I. incorreto. No helenismo (período do final do séc. IV a.C. até por volta de 400 d.C), foi marcado pelo rompimento de fronteiras entre países e culturas e a filosofia dos pré-socráticos, voltando-se para uma concepção espiritualista, a imortalidade da alma, reencarnação e a harmonia espiritual com o cosmos, opondo-se ao materialismo.
II. correto. O ceticismo apresenta-se com os fins práticos de uma filosofia da renúncia, da indiferença. No ceticismo não se pode alcançar nenhum conhecimento verdadeiro.
III. correto. As principais correntes filosóficas desse período vão tratar da intimidade, e da vida interior do ser humano. Entre as principais tendências desse período destaca-se o epicurismo, o estoicismo, o ceticismo ou pirronismo e o cinismo.
IV. incorreto. Em Epicuro, a definição de felicidade é a combinação de aponia com ataraxia, ou seja, a soma de ausência de dor no corpo com a ausência de perturbação na alma. Na verdade, para Epicuro o segredo se esconde em como chegar à felicidade e não saber o que ela é.
V. correto. A filosofia estoica de Zenão de Cítio, considerava as pessoas como parte de uma mesma razão universal e isto levou à ideia de um direito universalmente válido. Eram monistas, isto é, negavam a oposição entre espírito e matéria. Acreditavam que todo o universo é corpóreo e governado por um Logos divino. A alma está identificada com este princípio divino como parte de um todo ao qual pertence.
Bons estudos!
b) I, III e IV.
c) II, III e IV.
d) III, IV e V.
e) II, III e V.