História, perguntado por ScrapBunn, 10 meses atrás

Sobre o governo stalinista, responda as questões abaixo:


a) A partir de 1928, ocorreu a coletivização forçada do campo transformando todas as propriedades privadas em propriedades estatais. Como reagiu a população diante das imposições stalinistas?


b) Qual foi a reação de Joseph Stálin diante da resistência popular?


c) Durante o regime totalitário stalinista ocorreu um grande investimento nas propagandas governamentais. Quais eram os objetivos do Estado nesse tipo de comunicação em massa?

*É só para hoje!*

Soluções para a tarefa

Respondido por adilestriloourenco
4

Coletivização forçada foi o processo de expropriação das pequenas e médias propriedades privadas entre 1929-1931 por Josef A coletivização forçada resultou em grande resistência dos pequenos produtores, que forçou a utilização da força através da NKVD e do Exército Vermelho no confisco e repressão. Esses enfrentamentos foram chamados de segunda revolução russa, pela linha oficial do PCUS, segundo o qual a primeira revolução (a Revolução de Fevereiro e o processo de expropriação da burguesia ocorridos ao longo do ano de 1918) teria sido apenas a revolução nas cidades, enquanto que a segunda seria no campos.                          

Contudo, o uso da expressão segunda revolução ignora deliberadamente, na melhor das hipóteses, ou falsifica, na pior, o processo de revolução socialista no campo que ocorrera simultaneamente à revolução urbana, no mesmo período de 1917-1918, a partir das ocupações de terra e das ordens de expropriação efetuadas por sovietes rurais, culminando com o decreto da terras emitido pelo Conselho de Comissários do Povo, redigido pelo próprio Lênin, que nacionalizara o solo, embora permitisse o arrendamento individual por pequeno e médios produtores. na URSS, especialmente agrícolas, realizadas durante o I Plano Quinquenal e sua transformação forçada em cooperativas ou unidades produtivas estatais, num processo brusco e rápido, onde inclusive foi utilizado força militar para aplacar a resistência desses proprietários. A coletivização foi considerada como a solução para a crise da distribuição de produtos agrícolas (principalmente nas entregas de grãos) que existia desde 1927.

Para combater a resistência dos ucranianos ao processo de coletivização forçada e dar “exemplo” para os outros povos, Stalin exigiu metas de fornecimento de grãos para os camponeses ucranianos absolutamente inviáveis. Para cumprir as metas estipuladas, os camponeses tinham literalmente que deixar de comer. Quem não cumprisse a medida ou fosse flagrado escondendo comida era punido com penas como: ir para campos de trabalho forçado, deportação e fuzilamento. Milhões de ucranianos morreram de fome tentando cumprir essa meta. O episódio acabou ganhando o nome de Holodomor (morte por fome, em ucraniano)

Elemento de destaque constituiu a propaganda entre os movimentos totalitários do século XX. Aspirando ao domínio total da população em regimes pautados por teorias conspiratórias e uma realidade fictícia criada em meio a um desprezo pela realidade dos fatos, a propaganda totalitária foi essencial para, num primeiro momento, a conquista das massas e arregimentar em torno de si uma enorme quantidade de simpatizantes, e, principalmente, para mantê-las sob controle posteriormente.

A propaganda, inicialmente, é destinada aos elementos externos ao movimento, àqueles que ainda não se domina, como estrangeiros, já o terror é perpetrado entre aqueles já dominados e que não mais oferecem resistência ao regime, alcançando sua perfeição nos campos de concentração e extermínio onde a propaganda é totalmente substituída pela violência. Assim, o terror torna-se uma fonte de convencimento, semelhante à propaganda.


ScrapBunn: Excelente! Me ajudou de mais, obrigado.
Perguntas interessantes