Sobre o fracasso do chamado “ciclo da borracha”, na região amazônica, são feitas as seguintes afirmativas:
I. faltou mão-de-obra especializada, afinal a migração nordestina não foi capaz de atender a demanda;
II. a produção desenvolvida pelos ingleses em áreas como a Malásia e o Ceilão resultou em um produto com custo menor, dificultando a comercialização do nosso látex;
III. a ocorrência da Primeira Guerra Mundial paralisou o comércio internacional, dificultando as exportações brasileiras. Assinale:
A) se apenas a afirmativa I for correta.
B) se apenas a afirmativa II for correta.
C) se apenas a afirmativa III for correta.
D) se as afirmativas I e II forem corretas.
E) se as afirmativas II e III forem corretas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
B) se apenas a afirmativa II for correta.
Explicação:
O ciclo da borracha foi um momento da história econômica e social do Brasil, relacionado com a extração de látex da seringueira e comercialização da borracha.
No entanto, seu fim esteve atrelado principalmente ao preço elevadíssimo que a borracha brasileira adquiriu após o ingresso da Inglaterra neste mercado, em regiões da Malásia e Ceilão.
Afirmar que a mão de obra nordestina não foi suficiente é um equívoco, assim como dizer que a primeira guerra mundial paralisou as exportações; pelo contrário, a produção de armas aumentou em muito a demanda pela borracha brasileira, levando a produção à seu auge.
O fracasso no ciclo da borracha está relacionado ao fato dos ingleses terem conseguido realizar o cultivo do produto na Malásia e no Ceilão a custos menores (alternativa b).
A Amazônia dependia da coleta do látex silvestre, sem a preocupação de racionalizar o cultivo e controlar a produção. Os ingleses percebendo a importância do produto, levaram as sementes da Amazônia para o cultivo em suas colônias asiáticas, o que teve um efeito positivo para o cultivo do produto.
Os cultivos foram implantados no Ceilão, em Cingapura e na Índia. Depois espalhou-se por Indonésia, Malásia e Tailândia, o que fez com que o Brasil perdesse sua liderança na produção. Com este declínio, a região da Amazônia deixa de receber investimentos e imigrantes, desacelerando seu processo de construção do espaço.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/1628481