sobre o fim das conquistas romanas é correto afirmar que
Soluções para a tarefa
O período final do Império Romano do Ocidente, caracterizado por sua decadência e queda, em 453, em meio às invasões dos povos germânicos, tem sua origem mais remota da crise diretamente ligada à combinação entre a estrutura econômica do Império e sua incapacidade de dar sequência à saga de conquistas, única forma capaz de manter os domínios de Roma.
A avidez de conquistas havia gerado a formação de um gigantesco e custoso exército que só poderia ser mantido se Roma fosse capaz de garantir a manutenção do fluxo de riquezas obtido com as guerras, vitórias e espólios. Assim, a estabilidade das fronteiras tornou-se frágil diante das dificuldades de se garantir o abastecimento de todo o exército.
Além disso, o fim das conquistas trouxe um efeito sobre a estrutura de mão-de-obra do Império. Grande parte da economia romana assentava-se sobre a mão-de-obra escrava, cuja fonte de abastecimento mais forte era o afluxo de prisioneiros de guerra estrangeiros.
Por conseguinte, e lentamente, o número de escravos declinou ao longo do tempo, chegando, no século 3, a uma situação de escassez definitiva. E o primeiro efeito da crise do escravismo foi a crise econômica, gerando alta de preços, escassez e desabastecimento das cidades...