Sobre o filme Efeito Borboleta: Houve situações no filme em que a ideia de determinismo predominou? identifique-as e justifique-as.
Soluções para a tarefa
No filme "Efeito Borboleta", o protagonista, Evan Treborn é um estudante de Psicologia que passou por uma infância e adolescência conturbadas. Aliada às dificuldades de sua vida, estão o fato de morar sozinho com a mãe e de a menina a qual pretendia namorar Kayleigh Miller, possuir um irmão psicopata Tommy Miller.
Neste momento, há o pensamento da ideia de determinismo, pois com uma espécie "de poder sobrenatural de retorno no tempo”, decide “salvar” Kayleigh da ruína emocional a partir do erradicamento da sua causa primária, a dos abusos sexuais cometidos pelo pai da moça.
Evan percebe, no entanto, que o seu retorno ao passado não possuía consequência previsíveis para o futuro em questão. Novas variáveis se interpunham na construção do futuro, e não necessariamente as variáveis conhecidas pelo protagonista.
Pela incapacidade de reconhecer essas variáveis, as incursões de Evan tornavam-se trágicas, forçando-o sempre a retornar ao que ele pensava ser a causa primária para o problema.
Esta ideia da imprevisibilidade provém da Teoria do Caos, originária da física, que afirma justamente isso: em sistemas fechados, os eventos não possuem uma ordem previsível.
Bons estudos!