Sobre o Filme CARLOTA JOAQUINA.
1. O Filme tem alguma relação com a época em que foi produzido?
2. Você assimilou/Aprendeu alguma coisa com este filme? o que?
3. Selecione uma sequência protagonizada por um dos personagens do filme, analise e explique qual a sua motivação dramática. O Que sua motivação tem a ver com o tema do filme?
4. Todos os eventos retratados no filme são verdadeiros? Descreva as cenas que você achou especialmente bem coerentes e fiéis à realidade. Quais sequências que aparece menos realista? Por quê?
5. Descreva como D.João VI é representado no filme. quais são as suas ações-administrativas Durante o filme?
6. Como é o brasil representado no filme? Como se estruturava a sociedade brasileira na época?
50 pontos a quem me ajudar.
Soluções para a tarefa
1. Qual o tema do filme? O que os realizadores do filme tentaram nos contar? Eles conseguiram passar sua mensagem? Justifique sua resposta.
2. Você assimilou/aprendeu alguma coisa com este filme? O que?
3. Algum elemento do filme não foi compreendido?
4. Do que você mais gostou neste filme? Por quê?
5. Selecione uma seqüência protagonizada por um dos personagens do filme, analise e explique qual a sua motivação dramática. O que sua motivação tem a ver com o tema do filme?
6. Qual o seu personagem favorito no filme? Por quê?
7. Qual é o personagem de que você menos gostou? Por quê?
8. Descreva o uso da cor no filme. Ela enfatiza as emoções que os realizadores tentaram evocar? Como você usaria a cor no filme em questão?
9. Analise o uso da música no filme. Ela conseguiu criar um clima correto para a história? Como você usaria a música neste filme?
10. Todos os eventos retratados no filme são verdadeiros? Descreva as cenas que você achou especialmente bem coerentes e fiéis à realidade. Quais seqüências que parecem menos realistas? Por quê?
11. Qual a síntese da história contada pelo filme?
12. Como a montagem do filme interfere na história contada pelo filme?
13. Quais cenas provocaram manifestações positivas ou negativas em você? Por quê?
14. Já tinha conhecimento do tema abordado no filme? Se sim, identificou aspectos diferentes do conhecimento que havia adquirido antes?
15. O tema abordado e a forma como foi exposto causou algum sentimento de indignação, agressão ou descontentamento? Por quê?
16. Identificou a mensagem ou mensagens do filme? Descreva-a.
17. No filme você identificou erros / atitudes que podem servir como aspectos que contribuam como mensagem para reflexão em nossa vida? Indique-os.
18. Há uma relação direta do filme selecionado com o tema abordado em sala de aula? Identifique cenas onde isso fica claro.
19. Os personagens são mostrados de forma a caricaturá-los (deboche, etc... ou menosprezando o seu valor na sociedade, etc...). Analisar isso com relação aos principais personagens.
20. O tema central do filme e as idéias principais são quais? Que tipo de linguagem é possível observar no filme? Exemplo: o autor trabalha de forma mais dramática, já revelando ele mesmo o desenrolar do tema...
Outros contextos para serem avaliados -
- Há uma relação direta do filme selecionado com o tema abordado em sala de aula? Identifique cenas onde isso fica claro
- com relação aos papéis destes personagens, são fictícios ou se parecem com pessoas conhecidas no nosso dia-a-dia?
- Quais as situações mostradas no filme, diálogos, imagens, etc... que pode-se relacionar com os temas tratados em sala de aula?
- Os personagens são mostrados de forma a caricaturá-los (deboche, etc... ou menosprezando o seu valor na sociedade, etc...). Analisar isso com relação aos principais personagens. Exemplo: o professor, neste filme, é tratado como? Com algum valor? Ou excessivo valor que até não se parece nada com a realidade? Podemos estabelecer relações entre o valor dado ao professor, diretor, etc... neste filme, com o que temos no nosso país? Onde residem as diferenças então? Elas são de ordem social, econômica, cultural?
- a questão das diferenças humanas, sociais, são abordadas de quê forma?
- E a discriminação, aparece como? E o discriminado? Qual o papel dele naquela sociedade abordada? O jeito que o filme menciona, mostra esses temas, ajuda à uma reflexão crítica ou reforça os preconceitos?
- Quais as cenas mais te impressionaram?
- As imagens, cenas, faz vc lembrar de acontecimentos vividos no universo escolar?
- Quais? Positivos ou negativos?
- Que outras questões podemos levantar a respeito deste filme?
Dirigido por Carla Camurati, “Carlota Joaquina, Princesa do Brazil” retrata a personalidade arrogante da esposa de D. João VI e a vinda do casal real português para o Brasil, em novembro de 1807, para escapar das tropas de Napoleão que invadiam Portugal. Carlota, D. João e a corte vêm às pressas para o Rio de Janeiro, onde chegam em março de 1808 e ficam exilados por 13 anos. O filme mostra o Brasil na época em que se tornou Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.
Alguns avaliaram-no como uma comédia leve e com ótimas atuações de Marieta Severo (Carlota Joaquina) e Marco Nanini (D. João VI). Mas também existiram críticas negativas, pelos erros históricos e pelo D. João estereotipado e caricaturado (bobo, sujo etc.). Ao lermos as memórias de Napoleão, podemos questionar essa “fama” de pouco inteligente: “Dom João foi o único monarca que conseguiu me enganar”.
Comédia para retratar uma pessoa que não via graça alguma em estar no Brasil
“Carlota Joaquina, Princesa do Brazil” foi lançado em 1995, ano em que Fernando Henrique Cardoso assumiu a Presidência da República, embalado pelo sucesso Plano Real, que ele lançara como Ministro da Fazenda em 1994. Os brasileiros estavam otimistas com a nova moeda e com o controle da inflação. Depois de anos de economia sombria, o povo queria rir e Carla Camurati se propunha a isso: fazer os brasileiros rirem, não se preocupando em relatar uma história 100% verdadeira.
A personagem que dá nome ao filme, a esposa de D. João VI, é retratada como alguém com pouco humor e muito preconceito em relação ao Brasil e sua gente. A sequência que mostra a europeia Carlota desesperada, se preparando para vir para o país tropical, parece bem coerente com o que deve ter realmente ocorrido.
Antes disso, no entanto, logo no início do filme, Carlota aparece menina, perguntando a uma criada quem era mais bonita: ela ou outra princesa. As cenas que se sucedem têm a motivação dramática de mostrar características da sua personalidade: a arrogância, a vaidade e o olhar preconceituoso e etnocêntrico. Tudo isso para antecipar ao público do filme quem seria a “princesa do Brazil” (como diz o título da obra).
Já D. João é retratado como um preguiçoso, pouco inteligente, covarde e com mínimos hábitos de higiene. As várias sequências que mostram essas “facetas” do nobre, se analisadas em conjunto, acabam parecendo exageradas, em quantidade e importância, e caricatas.
Entre as principais ações de D. João no Brasil, destacam-se:
- Abertura dos portos brasileiros às nações amigas e o fim do Pacto Colonial;
- Elevação do Brasil à categoria de Reino Unido, em 1815;
- Criação do Banco do Brasil, da Casa da Moeda, da Imprensa Régia e da Escola de Medicina.
O Brasil mostrado no filme é um Brasil onde os nobres são gente, e os outros seres, como os escravos, não. Trata-se de uma sociedade patriarcal, onde as mulheres e as crianças “andavam atrás”, literalmente, dos chefes homens das famílias.
Aprenda mais sobre a elevação do Brasil à categoria de Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves em: https://brainly.com.br/tarefa/29807787
#SPJ2