Filosofia, perguntado por guvice, 10 meses atrás

Sobre o falsificacionismo sofisticado e o falsificacionismo ingênuo, podemos afirmar que

a ) embora se oponha ao falsificacionismo ingênuo de Popper, o falsificacionismo sofisticado concorda com aquele no tocante às regras de aceitação e de falsificação ou eliminação de uma teoria para que esta seja tida como científica.

b ) no falsificacionismo sofisticado, a lógica é utilizada como principal método para aceitar ou falsear uma teoria. Assim é que a base empírica, ao contrário dos outros falseacionismos, é tida como secundária. Essa teoria faz renascer os argumentos metafísicos e abstratos, considerados como progressistas, em desfavor dos argumentos empíricos, considerados como degeneração, de acordo com essa linha de pensamento.

c ) o falsificacionismo ingênuo de Popper propõe, em contrapartida à teoria de Lakatos, a diferença entre progresso e degeneração de uma teoria para esta ser tida como científica.

d ) para o falsificacionismo sofisticado, uma teoria é científica apenas se conduz à descoberta de novos fatos, ou seja, a teoria tem conteúdo empírico a mais e esse excesso é comprovado. Não há falsificação antes do surgimento de uma teoria melhor. Portanto, a relação para Lakatos se dá entre teorias rivais, a base empírica e o crescimento empírico que resulta da comparação entre as teorias rivais.

Soluções para a tarefa

Respondido por guvicelg
6

Resposta:

Resposta: D

Explicação:

para o falsificacionismo sofisticado, uma teoria é científica apenas se conduz à descoberta de novos fatos, ou seja, a teoria tem conteúdo empírico a mais e esse excesso é comprovado. Não há falsificação antes do surgimento de uma teoria melhor. Portanto, a relação para Lakatos se dá entre teorias rivais, a base empírica e o crescimento empírico que resulta da comparação entre as teorias rivais.

Perguntas interessantes