Sobre o estudo Grécia antiga pode-se afirmar que:
I - No século V a. C. Heródoto conota a história de sentido objetivo, desvinculando-a do pensamento mítico.
II - Para Aristóteles o que difere o homem do animal e o aproxima da perfeição é o exercício da sua capacidade de pensamento.
III - Para Sócrates todo conhecimento poder ser dado dogmaticamente.
IV - Estoicismo é o domínio racional que deve levar a aceitação do destino. Negação do prazer e da materialidade.
V - Epicurismo é busca do prazer. O homem deve evitar tudo que se opõe a felicidade
Escolha uma:
a. Apenas as afirmações II, III e IV
b. Apenas as afirmações I, III, IV e V
c. Nenhuma das afirmações
d. Todas as afirmações.
e. Apenas as afirmações I, II, IV e V
Soluções para a tarefa
Alternativa c
I - No século V a. C. Heródoto conota a história de sentido objetivo, desvinculando-a do pensamento mítico. Verdadeira, o filósofo foi autor de histórias importantes para a construção da história grega.
II - Para Aristóteles o que difere o homem do animal e o aproxima da perfeição é o exercício da sua capacidade de pensamento. Verdadeiro, para Aristóteles o homem não passava de um animal social, cuja a principal capacidade era a de raciocinar.
III - Para Sócrates todo conhecimento poder ser dado dogmaticamente. Falso, para Sócrates o conhecimento deveria ser desenvolvido através de outros pensadores que pudessem espalhá-lo.
IV - Estoicismo é o domínio racional que deve levar a aceitação do destino. Negação do prazer e da materialidade. Verdadeiro, a busca do estoicismo era pela felicidade através da negação das paixões.
V - Epicurismo é busca do prazer. O homem deve evitar tudo que se opõe a felicidade. Verdadeiro, o epicurismo consiste em um pensamento filosófico que busca pelos prazeres moderados e preza pela amizade.
Apenas as afirmações I, II, IV e V