Sobre o Estado na Antiguidade, assinale a alternativa correta. a) O Estado Oriental era caracterizado pela unidade política e pela intensa religiosidade, com a descentralização territorial e funcional. b) O Estado Helênico era caracterizado pela unidade política externa, já que a pluralidade de cidades não afastava a herança cultural comum entre esses povos. c) No Estado Grego, prevalecia a ideia de que as Cidades-Estado deveriam ser autossuficientes quando reuniam esforços comuns, como ocorria com Atenas e Esparta, cujo apogeu dependeu uma da outra. d) No Estado Teocrático, a legitimidade do poder estatal decorria da autoridade da força física, já a legitimidade do sistema jurídico era respaldada a partir de uma justificativa divina. e) No Estado Grego, era acentuado o papel do indivíduo na vida política, já que as elites dominantes exerciam a participação direta nas decisões do Estado.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra E
Explicação:
O Estado Grego, ou Estado Helênico, era fragmentado. Não havia uma unidade entre os povos helênicos, mas, sim, uma pluralidade de cidades. Atenas e Esparta buscavam ser autossuficientes. Assim, a unidade dessas verdadeiras cidades fortificadas é interna. Além disso, neste tipo de Estado, o papel do indivíduo era acentuado. A valorização do debate político proporcionou o surgimento de uma verdadeira classe política derivada das elites dominantes e com participação direta nas decisões do Estado. O Estado Grego é considerado o berço da política e da democracia.
Resposta:
letra e
Explicação:
No Estado Grego, era acentuado o papel do indivíduo na vida política, já que as elites dominantes exerciam a participação direta nas decisões do Estado.
O Estado Grego, ou Estado Helênico, era fragmentado. Não havia uma unidade entre os povos helênicos, mas, sim, uma pluralidade de cidades. Atenas e Esparta buscavam ser autossuficientes. Assim, a unidade dessas verdadeiras cidades fortificadas é interna. Além disso, neste tipo de Estado, o papel do indivíduo era acentuado.