Sobre o ensino musical no século XVIII, os partimenti (solfejos de acompanhamento) tinham uma importante função na prática musical.
De acordo com a aula texto 11, descrevam como eram desenvolvidos os exercícios de solfejos de acompanhamento e sua importância na transmissão do estilo musical.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A presente aula tem a função de apresentar a relação entre os métodos de ensino musical no século XVIII, em Portugal e Brasil, e a transmissão do estilo musical. Prática comum, vinda por influência dos conservatórios italianos, os métodos de música não somente serviam como material para ensinar um determinado conteúdo técnico (como solfejo, acompanhamento ou contraponto), mas também eram utilizados como ferramenta de inicialização dos jovens estudantes a características do estilo musical do período.
Segundo TRILHA, durante um período de cinco a dez anos, os alunos de música dos conservatórios em Nápoles, eram instruídos na arte do partimento, contraponto, composição e canto (2012, p. 420). Os partimenti, também conhecidos em Portugal como solfejos de acompanhamento, eram exercícios de baixo contínuo onde somente a parte do baixo era fornecida ao estudante, este por sua vez deveria tocar o baixo com a mão esquerda enquanto com a mão direita resolvia o acompanhamento, testando diversas combinações de acordes ou vozes contrapontísticas. O domínio das lições era demonstrado quando o aluno era capaz de realizar no baixo e acompanhamento, com ambas as mãos, uma série de apropriados comportamentos estilísticos do começo ao fim do partimento (GJERDINGEN: 2007, p. 465).
Explicação:
O solfejo pode ser corretamente definido como a leitura cantada ou rítmica das notas de uma determinada partitura. Por isso, diz-se que ao solfejar, você pode inclusive ler uma determinada canção.
O solfejo envolve historicamente o ensino e análise dos seguintes setores musicais: ritmo, melodia, afinação, contribuindo por isso, no desenvolvimento de uma maturidade e aprendizado musical. Por fim, auxilia na percepção auditiva e nas questões relacionadas com musicalidade.