Pedagogia, perguntado por flavianunes1384, 10 meses atrás

-Sobre o ensino/aprendizagem da língua nas escolas: I-A alfabetização, a produção de textos e a leitura são atividades básicas do ensino de língua materna, e são também questões que a Linguística ajudou a repensar e reformular, nos últimos anos, confirmando que a parceria Linguística-Ensino é benéfica. II-Historicamente , o linguista que se interessava pelo ensino da língua portuguesa preocupava-se, no máximo, em apresentar uma linguagem acessível aos professores de língua materna e os conceitos científicos que considerava pedagogicamente relevantes. III- Os professores, de uma forma geral, desejam diversificar o uso da língua , em sua forma escrita, o que significa desempenhar a variedade não padrão , trabalhando sempre com a perspectiva de uma língua diversa ; não unificada. Está correto apenas o que se afirma em:

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
8

Apenas I e III estão corretas.

A leitura tem um papel muito interessante na promoção da construção do conhecimento, essa, que quando aliada ao letramento faz parte da experiência na sociedade.

A fonética pode ser vista como  estudo dos aspectos acústicos e fisiológicos dos sons efetivos e à produção, articulação e variedades.  

Além disso, a fonologia, surge como o estudo dos fonemas de uma língua, assim, para a fonologia, o fonema é uma unidade acústica que não é dotada de significado. 

Respondido por josemariafs
3

Desafio didatica

Considerando o ensino-aprendizagem da escrita e da leitura como um processo integrado, ou seja, não é possível dissociar as duas modalidades da língua, o texto se apresenta como uma ferramenta eficiente tanto para o ensino da leitura quanto da própria escrita.

Imagine que você é professora de língua portuguesa em uma escola de ensino médio e vem trabalhando os conteúdos conceituais com os alunos por meio da interpretação de textos e de exercícios de fixação, porém, notou que os alunos vêm apresentando uma grande dificuldade com a escrita. Você percebe que a maioria da sua turma de 1ª série tem dificuldades em distinguir as diferenças entre a fala e a escrita, resultando em produções de texto em que a escrita se aproxima demais da fala, inclusive com problemas de pontuação, concisão e com o uso de gírias, abreviações e construções inadequadas.

Em uma atividade de produção de texto, você se depara com a seguinte construção feita por um aluno: "A minha mãe pidiu que eu isse na farmacia pra comprá o remédio dela mas quando cheguei lá vi que não tinha levado o dinheru. Minha mãe ficou injuriada e mi disse um monte de palavrão dai eu voltei lá e comprei."

Diante desse exemplo e pensando em melhorar a habilidade de escrita dos alunos, que tipo de atividade e metodologia poderiam ser utilizados para sanar as deficiências?

Resposta  PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

Para este caso, a atividade mais indicada seriam os exercícios de retextualização, em que os alunos teriam a oportunidade de observar que a língua falada e a escrita obedecem a regras diferentes e que não é possível escrever exatamente como se fala, e vice-versa. Além disso, por meio da retextualização é possível trabalhar conteúdos como pontuação, objetividade, concisão, regência e concordância sem recorrer a exercícios de fixação.

Perguntas interessantes