Direito, perguntado por eduardocsta, 10 meses atrás

Sobre o direito dos idosos ao transporte, é INCORRETO afirmar que:



a.
Nos veículos de transporte coletivo urbano e semiurbano, devem ser reservados 10% dos assentos para os idosos, sendo que essa ocupação preferencial deve ser devidamente identificada.



b.
Nos estacionamentos públicos e privados de uso coletivo, deve ocorrer a reserva de 5% das vagas para uso dos veículos dos idosos.



c.
Muito embora o direito ao transporte coletivo gratuito seja deferido somente para os idosos maiores de 65 anos, é possível que a Lei local estenda esse direito para idosos entre 60 e 65 anos.



d.
Os idosos possuem prioridade de embarque e desembarque nos veículos de transporte coletivo, devendo essas operações ser realizadas com segurança.


e.
No transporte coletivo urbano e semiurbano, os idosos têm direito ao transporte gratuito desde que exibam credencial especialmente expedida para esse fim.

Soluções para a tarefa

Respondido por michellefrancischine
26

Resposta:

A resposta correta é a E

Explicação:

Art. 230 CF [...]

§ 2º - Aos maiores de sessenta e cinco anos é garantida a gratuidade dos transportes coletivos urbanos.

Importante salientar que esse benefício não se estende aos transportes que prestam serviço seletivo e especial, quando executados paralelamente aos serviços regulares.

Respondido por vitoriacabral2311201
0

Resposta:

Questão correta E

Explicação:

desconto de 50% (cinqüenta por cento), no mínimo, no valor das passagens, para os idosos que excederem as vagas gratuitas, com renda igual ou inferior a 2 (dois) salários-mínimos.

Aos maiores de 65 (sessenta e cinco) anos fica assegurada a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos e semi-urbanos, exceto nos serviços seletivos e especiais, quando prestados paralelamente aos serviços regulares.

5% (cinco por cento) das vagas nos estacionamentos públicos e privados, as quais deverão ser posicionadas de forma a garantir a melhor comodidade ao idoso.

10% (dez por cento) dos assentos para os idosos, devidamente identificados com a placa de reservado preferencialmente para idosos. Nos transportes coletivos.

pelo menos 3% (três por cento) das unidades habitacionais residenciais para atendimento aos idosos

Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de oitenta anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.

Perguntas interessantes