Direito, perguntado por danielvittor49, 9 meses atrás

Sobre o direito de liberdade, seria mais preciso afirmar: *
(1 Ponto)
É um direito que advém do capitalismo, as formas sociais anteriores a esse sistema jamais puderam produzir a
liberdade das pessoas.
Somente existiu, plenamente, na Grécia Antiga,
Somente em sociedades socialistas ele é possível, como pudemos ver em Cuba e na União Soviética.
É um tema de debate que auxilia a nortear os direitos humanos, na medida em que existem diversas formas de aprisionamento e subjugação na modernidade.
E um tema proprio ao espectro político conservador o pensamento de esquerda jamais se preocupou com isso​

Soluções para a tarefa

Respondido por tathy016457
1

Resposta:

É um tema de debate que auxilia a nortear os direitos humanos , na medida em que existem diversas formas de aprisionamento e subjugação na modernidade .

Acho q é essa, é a que faz mais sentido.....

Respondido por vitoriaoliveiradg95
0

Resposta:

O socialismo é uma doutrina política e econômica que surgiu entre o fim do século XVIII e a primeira metade do século XIX, no contexto da Primeira Revolução Industrial. Baseada sobretudo no princípio de igualdade, a corrente socialista emergiu como uma forma de repensar o sistema capitalista que vigorava na época. De uma forma geral, quando falamos em socialismo frequentemente associamos o termo à corrente marxista, mas essa não é a única forma de socialismo existente.

A partir do século XX, ocorreram no mundo várias tentativas de implementação de regimes socialistas. Atualmente, alguns países afirmam apresentar um sistema baseado em tais princípios, mas será que eles são mesmo socialistas? Descubra como funciona o socialismo, quais são os seus principais pensadores e de que formas essa doutrina se apresenta no mundo contemporâneo.

Se preferir, você também pode conferir este conteúdo em formato de vídeo!

Explicação:

No final do século XVIII, a Europa passava por um processo que gerou mudanças em todas as esferas da sociedade: a Revolução Industrial. Essa revolução não só modificou a economia dos países europeus, mas também causou grandes transformações sociais. Com a modificação dos meios de produção e, por consequência, o surgimento do ambiente fabril, o sistema capitalista entrava em uma nova fase: ele deixava de ser o capitalismo comercial mantido desde o século XV para assumir a forma de um novo capitalismo industrial.

Aqui você sabe mais sobre outra corrente de pensamento dominante durante a Revolução Industrial: o liberalismo!

Com a crescente expansão das indústrias, as cidades cresciam rapidamente, sem qualquer planejamento. Ao mesmo tempo, muitos trabalhadores migraram do meio rural para as cidades, onde a produção fabril empregava a maior parte da mão-de-obra.

Enquanto isso, a sociedade europeia se dividia entre dois grandes grupos: de um lado, um proletariado que nada possuía além da própria mão-de-obra; do outro, uma classe burguesa que detinha a maior parte da riqueza produzida. Essa segregação social se refletia na organização da cidade, com os trabalhadores pobres sendo deslocados para as margens da área urbana, onde predominava a miséria.

Esse novo proletariado fabril encontrava-se sob as mais duras condições de trabalho, onde não existia qualquer meio legal de proteção: os salários eram baixos e as jornadas diárias de trabalho chegavam a 16 horas, não possuíam direito a nenhum dia de descanso; não existia limite de idade, as crianças trabalhavam desde cedo e os idosos não tinham direito à aposentadoria; além disso, contavam com péssimas condições de segurança no ambiente de trabalho.

Neste contexto de pleno desenvolvimento do capitalismo, mas ao mesmo tempo de rápido aumento da miséria, alguns intelectuais passaram a buscar alternativas que pudessem melhorar esse cenário social. Foi em resposta a esses problemas que pensadores criaram a teoria socialista, como um caminho para organizar uma sociedade onde não houvesse desigualdades.

Os primeiros pensadores dessa corrente foram Saint-Simon, Charles Fourier e Robert Owen. Cada um à sua maneira, esses autores fizeram parte da primeira forma de apresentação da ideologia socialista, mais tarde denominada socialismo utópico. Posteriormente, surge o socialismo científico, tendo como teóricos mais notáveis os alemães Friedrich Engels e Karl Marx.

EU ACHO QUE DA PRA ENTENDER NE, ESPERO TER AJUDADO VIU

Perguntas interessantes