Sobre o desenvolvimento do pensamento moderno, no Ocidente entre os seculos XIV e XII é correto afirmar que:
Soluções para a tarefa
As alternativas são:
a)
os estudos empíricos sobre a natureza, realizados no Renascimento, contribuíram para o desenvolvimento da ciência europeia.
b)
o abandono do dogma cristão pelo pensamento humanista motivou a criação dos tribunais do Santo Ofício para combater as heresias.
c)
a filosofia foi marcada por uma completa ruptura em relação à visão de mundo, elaborada durante a antiguidade.
d)
a Reforma Protestante caracterizou-se pela reafirmação dos valores institucionais da Igreja e pela defesa do papado.
e)
a rígida separação social entre a elite letrada e a população camponesa impedia o desenvolvimento de práticas culturais populares.
É correta a alternativa A.
Durante o Renascimento o modo como compreendíamos a natureza e os seus fenômenos mudou, passando de um modelo dogmático, em que a "verdade" dependia da autoridade de quem falava, para um modelo experimental.
A partir daí começamos a aplicar experimentos para "testar" as nossas hipóteses e as de outras pessoas, reservando as questões espirituais e subjetivas para a Igreja e as questões sobre o funcionamento da natureza para os cientistas.
Resposta:
Alternativa correta letra A) os estudos empíricos sobre a natureza, realizados no Renascimento, contribuíram para o desenvolvimento da ciência europeia.
Explicação:
O Renascimento, inicialmente com maior influência sobre artes, teve como grande contribuição o abandono do pensamento teocêntrico. O Renascimento acabou por adotar novos princípios (como o cientificismo e o naturalismo) e por valorizar o racionalismo, sendo este último amparado em observações empíricas e conhecimentos matemáticos. Nesse sentido, é correto afirmar que esses novos princípios e a valorização do racionalismo proporcionaram avanços científicos importantes.