Sobre o departamento de imprensa e propaganda (dip), criado em 1930 por getúlio vargas, pode-se afirmar que
Soluções para a tarefa
Podemos afirmar sobre o departamento de imprensa e propaganda criado por Getúlio Vargas em 1930 que este era responsável por fiscalizar os meios de comunicação e fazer a propaganda do estado novo.
Portanto, o gabarito desta questão é a alternativa D.
Caracterizando o departamento de imprensa e propaganda
Diante das afirmativas, podemos justificar da seguinte maneira:
Alternativa A - apresenta uma mensagem errada, visto que não havia liberdade, esta era restringida através das ações do departamento de propaganda e imprensa, os quais censuravam e perseguiam aqueles que desrespeitassem.
Alternativa B - apresenta uma mensagem errada, visto que todos os movimentos esquerdistas eram repreendidos, já que o Estado queria tornar único o interesse dos trabalhadores.
Alternativa C - apresenta uma mensagem errada, visto que o Estado restringia qualquer manifestação de cunho social.
Alternativa D - apresenta uma mensagem verdadeira, pois o departamento foi criado para construir uma imagem positiva de Getúlio Vargas.
Complemento do enunciado
a) Era uma organização que garantia a liberdade artística jornalística e dos demais meios de comunicação do Brasil na era Vargas.
b) Promovia manifestações cívicas nas quais os sindicatos de esquerdas tinha um papel importante de conscientização das massas.
c) Estimulava a produção de filmes nacionais e Concursos de músicas e defendia a direito de os sindicatos realizarem seus comícios e suas greves
d) Era responsável por controlar os meios de comunicações e promover a propaganda do estado novo
Entenda mais sobre Getúlio Vargas aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/889314
#SPJ4