Sobre o contrato psicológico no trabalho, quais aspectos que considera mais importantes na relação entre o colaborador e empresa?
Soluções para a tarefa
Resposta e explicação: Para Shore e Tetrick (1994), o contrato psicológico promove a redução da insegurança na relação de trabalho porque nem todos os seus aspectos são abrangidos pelos contratos formais. Já Conway e Briner (2005) argumentam que: na discussão dos contratos psicológicos há um foco claro no relacionamento empregador-empregado.
O contrato psicológico é formado por um conjunto de crenças individuais e construído pela percepção, de que, foi feita uma promessa, criando uma expectativa de um intercâmbio recíproco, entre as partes, que inclui benefícios e obrigações. Ela também auxilia no diagnóstico das principais falhas e problemas, facilitando a implantação de soluções eficientes. Ao compreender as necessidades das organizações, o profissional de Psicologia promove ações para motivar funcionários, formar e treinar líderes e melhorar o clima organizacional.