Sobre o conto lido, responda:
1. Oescritor (talo Calvino criou um personagem-narrador, ou seja, optou por uma narrativa em primeira
pessoa. Justifique a opção feita pelo autor.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O romance de Ítalo Calvino surpreende pelo seu projeto ambicioso de ser um romance metalinguístico e, em alguns aspectos, superar esse conceito. Calvino, como o escritor representativo da literatura italiana do século XX, percebeu como poucos a busca dos autores de sua geração em estabelecer os novos rumos para a literatura na Itália recentemente formada durante o Pós-Guerra. Além dele, sempre devem ser lembrados outros dois escritores de renome: Cesare Pavese e Elio Vittorini, ao lado dos quais indica os aspectos fundamentais para entender o problema do romance italiano frente à produção literária em outros países.
O problema maior era a necessidade de estabelecer qual seria o modelo ideal de romance como o gênero literário de expressão dessa nova realidade e qual seria a língua literária a ser adotada na Itália. A Itália conservava naquele momento diferenças culturais em sua população e que são mais sensíveis quanto à existência de dialetos, que acentuam o problema da unificação cultural na composição social do país no período. Usar um ou mais dialetos de maneira fluente, em um gesto ousado de mesclá-los em uma narrativa, foi um desafio para os escritores desta geração. É fato que Calvino consagrou-se, a um só tempo, como o autor maior de sua geração, um dos escritores a retratar o período da 2a Guerra Mundial e a Resistenza (juntamente com outros, mas em especial, ao lado de Beppe Fenoglio, que expuseram muito bem a experiência como partisan) e como aquele que viria a ditar os rumos da produção literária a partir da década de 1960.
Há, em Calvino, a busca de parâmetros novos para um romance sem as amarras estéticas do Realismo tão presentes nas obras de escritores consagrados, como Lampedusa, ou mesmo em contemporâneos como Vittorini, em que já havia a consciência dos limites. Também não eram satisfatórias as leituras marxistas, que pautaram os anseios idealistas da jovem intelectualidade italiana no pós-2a Guerra Mundial. Seu primeiro romance, Il sentiero dei nidi di ragno, em 1947, marca sua estreia nesse relato sobre a experiência do combatente partagiano, do engajamento popular no movimento de resistência italiana, a partir da perspectiva de uma criança. Ali se apresenta uma de suas maiores referências literárias, o escritor norte-americano Ernest Hemimgway, com o qual se identificaram vários autores de sua geração ocupados em retratar a Resistenza.
Nesse sentido, o romance Por quem os sinos dobram tornam-se influência maior em um primeiro momento, o que é endossado pelo fato de que Calvino foi um dos responsáveis pela tradução e publicação da obra completa de Hemimgway na Itália inclusive de seus contos. Há um forte indício de que as narrativas curtas, esses contos recheados de referências autobiográficas ajudaram Calvino a estabelecer a forma narrativa que ele se propusera experimentar.
Explicação: