Sobre o contexto histórico da Epidemiologia, verifique as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA:
Pasteur foi a referência em bactérias e seus usos industriais e farmacológicos.
Um outro importante nome da Epidemiologia foi o estatístico e demógrafo John Graunt que tabulou dados sobre a mortalidade de pessoas em Londres separando essas mortes por sexo, região e trouxe informações quanto a percentuais de mortes, nascimentos e sobre dados gerais da população.
Se pudermos denominar um “pai” da Epidemiologia esse foi Hipócrates, médico grego que observou os fatores ambientais como o clima, os hábitos alimentares e a vida do indivíduo influenciavam a ocorrência de doenças.
John Snow, ou o “pai da epidemiologia”. Ele recebeu essa importante referência por estabelecer a relação entre a água e a cólera.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Todas as alternativas estão corretas, na verdade falta uma alternativa que é Charles Darwin descobriu o Agente causador da tuberculose, essa seria a alternativa incorreta.
Todas as afirmativas estão corretas.
John Graunt foi o cientista quem popularizou, na epidemiologia, a tabulação de dados, como mortalidade por sexo, região, por idade e outros dados gerais da população, esse tipo de ação revolucionou os parâmetros epidemiológicos do mundo.
Hipócrates foi o primeiro médico a ligar as doenças a fatores ambientais, acreditam que as doenças eram causadas pelos elementos da terra.
John Snow foi o pai da epidemiologia de fato, Hipócrates apenas ligou as doenças aos fatores ambientais, mas O Snow conseguiu identificar fatores de risco e o vetor da cólera, além de relacionar grupos de risco com a doença.
Espero ter ajudado!