sobre o contexto de emergencia do nazifacismo da europa
Soluções para a tarefa
O Nazismo, a exemplo do Fascismo, surgiu para livrar o país de uma profunda crise global. Esses dois regimes que aconteceram respectivamente na Alemanha e na Itália, possuem aspectos comuns, pois ambos são totalitários, e de acordo com estudiosos, de extrema direita.
O Fascismo surgiu como uma revolta contra os comunistas e contra os Estados Unidos, que não cumpriram promessas e nem ajudara adequadamente a Itália superar a crise. O Nazismo, por sua vez, surge para recuperar o orgulho alemão que foi abaixo com o Tratado de Versalhes e todas as outras humilhações sofridas com a 1ª Guerra Mundial.
Adolf Hitler foi o grande líder nazista, pois era inteligente e soube controlar tanto a economia como a ideologia e os pensamentos do povo alemão que via em Hitler a salvação de todos os males. Hitler conseguia manipular a mente dos alemães, pois culpava os Judeus por todos os males causados a Alemanha e criou os princípios nazistas de extremo patriotismo e racismo.
Benito Mussolini foi a grande figura do Fascismo, pois foi “Duce” no reinado de Victor Emanuel III governando autoritariamente a Itália, controlando com mãos de ferro a economia , investindo na construção civil e na indústria bélica. Mussolini começou a perseguir comunistas, instaurar a censura e matar os que faziam oposição.
O Nazi-Fascismo foi importante na formação histórica da Idade Contemporânea, pois esses dois regimes foram marcantes em suas épocas e são lembrados até hoje.