Sobre o conflito pela caxemira
- Quais as causas do conflito na região?
- Qual a influência do radicalismo religioso no conflito?
- Qual a situação da região hoje?
- Você julga que exista um lado “certo” no conflito da Caxemira?
Soluções para a tarefa
1) Quais as causas do conflito na região?
Localizada no Norte do subcontinente indiano, a Caxemira é disputada pela Índia e pelo Paquistão desde o fim da colonização britânica. As tensões na região tiveram início com a guerra da independência, em 1947, que resultou no nascimento de dois Estados - a Índia, de maioria Hindu, e o Paquistão, muçulmano. A população local deveria decidir a situação política da Caxemira por meio de um plebiscito acerca da Independência do território. Tal plebiscito, porém nunca aconteceu, e a Caxemira foi incorporada á Índia, o que contrariou as pretensões do Paquistão e da população local (de maioria muçulmana). O conflito termina com a divisão da Caxemira: cerca de um terço fica com o Paquistão (Caxemira livre e Territórios do Norte) e o restante para Índia (Jammu e Caxemira). Desde então, mais de 25 mil pessoas morreram. A situação continua tensa, ainda existe um forte movimento pró-independência na Caxemira.
2) Qual a influência do radicalismo religioso no conflito? A Caxemira ,que está atualmente no Norte do Sub Continente Indiano, essa área é disputada por Índia e Paquistão desde o fim da colonização britânica. Podemos afirmar que a principal razão da divergência entre a Índia e o Paquistão esta relacionada a dominação de uma região chamada de Caxemira.
3) Qual a situação da região hoje? O governo da Índia revogou a autonomia constitucional da Caxemira, região que é alvo de disputa com o Paquistão. O governo apresentou nesta segunda (5) um decreto presidencial que rescinde a situação especial de Jammu e Caxemira, que também será rebaixado de estado para território e dividido em dois.
4) Você julga que exista um lado “certo” no conflito da Caxemira? Esta pergunta é mais pessoal, espero que com a resposta das outras acima e pesquisando mais um pouco, tu consiga um julgamento correto pra essa pergunta!