Sobre o conceito de senso numérico e sua importância para o desenvolvimento do pensamento numérico é incorreto realizar qual das afirmações abaixo?
Alternativas:
A) Consiste em ato de quantificação de quantidades elementares, relacionada à percepção direta de pequenas quantidades, de modo a constituir a capacidade de observação e comparação de pequenas quantidades sem contar elementos um a um.
B) É uma técnica corporal de contagem que está relacionada ao reconhecimento sobre se quantidades cada vez maiores foram alteradas numa coleção, se acrescentados ou subtraídos elementos, comparados a uma condição anterior em que a quantidade inicial é maior que o estado final da situação observada, o que compõe o aspecto elementar de comparação de quantidades dos fatos da numeração.
C) Consiste numa faculdade intelectual pela qual um indivíduo pode reconhecer uma alteração numa determinada coleção, indicando adição ou subtração de um elemento.
D)É distinto da capacidade de contagem por ser intuituvo. O limite dessa capacidade se apresenta pela sensação numérica e impõe a necessidade de contagem para discernir quantidades maiores e pluralidades por diferentes procedimentos, tais como a comparação, agrupamentos, decomposição, dentre outros.
E) Está relacionado às habilidades e técnicas elementares da aritmética, incluindo as habilidades de perceber quantidades e de realizar comparações numéricas, porém no que diz respeito a quantidades que se possa estimar intuitivamente.
Soluções para a tarefa
Resposta:
É uma técnica corporal de contagem que está relacionada ao reconhecimento sobre se quantidades cada vez maiores foram alteradas numa coleção, se acrescentados ou subtraídos elementos, comparados a uma condição anterior em que a quantidade inicial é maior que o estado final da situação observada, o que compõe o aspecto elementar de comparação de quantidades dos fatos da numeração
Explicação:
Resposta:
É uma técnica corporal de contagem que está relacionada ao reconhecimento sobre se quantidades cada vez maiores foram alteradas numa coleção, se acrescentados ou subtraídos elementos, comparados a uma condição anterior em que a quantidade inicial é maior que o estado final da situação observada, o que compõe o aspecto elementar de comparação de quantidades dos fatos da numeração
Explicação:
A investigação de Ifrah aponta para momentos em que determinados povos construíram instrumentos para representações de quantidades elementares, o que está relacionado à percepção direta de pequenas quantidades ou, ainda, ao senso numérico, que vem a ser a capacidade de observar, analisar, reconhecer e comparar pequenas quantidades sem que, para isto, seja necessário contar elementos ou objetos num determinado espaço. Essa capacidade perceptiva, conforme estudos da abordagem da psicologia cognitiva, também está relacionada ao reconhecimento sobre se uma pequena quantidade foi alterada, se acrescentados ou subtraídos elementos, comparados a uma condição anterior, o que estende essa capacidade à compreensão de processos do campo aditivo.
O senso numérico é uma faculdade intelectual pela qual um indivíduo poderá reconhecer uma alteração numa determinada coleção, indicando adição ou subtração de um elemento. Portanto, sendo numérico, está ligado às habilidades e técnicas elementares da aritmética, incluindo as habilidades de estimar quantidades e de realizar comparações numéricas, o que constitui o conhecimento sobre operações numéricas, funcionamento de um determinado sistema de numeração, compreensão do significado de número e de diferentes usos dos números em situações cotidianas, reconhecimento de padrões e de regularidades numéricos, de relações múltiplas entre eles, representações numéricas, expressões numéricas e expressões equivalentes.
O senso numérico, caracterizado como sendo intuitivo, é distinto da capacidade de contagem, que é uma faculdade abstrata e diz respeito a uma operação mental que deve ser adquirida ao longo do desenvolvimento humano. Para contar, historicamente, diferentes povos distinguiram a unidade do par e da pluralidade, o que estabelece um limite para a sensação numérica e impõe a necessidade de contagem para discernir quantidades maiores por diferentes procedimentos, dentre eles a comparação, o agrupamento, a memorização, a decomposição e a comparação, procedimentos esses que estão relacionados às capacidades mentais humanas e que permitem a contagem para além da quantidade quatro, o que estabelece a pluralidade.