Sobre o conceito de gênero, marque a alternativa incorreta: * 1 ponto A discussão sobre gênero emergiu na década de 1960, em um contexto marcado por transformações culturais que trouxeram à tona diversas “vozes” silenciadas pelos discursos hegemônicos. O conceito de gênero se refere tanto ao modo como cada sociedade define homem e mulher quanto à maneira como, numa mesma sociedade, essas definições mudam ao longo do tempo. Nas discussões sobre gênero constatou que a maioria das sociedades constrói hierarquias que desfavorecem as mulheres, seja qual for à definição social da mulher em cada sociedade. O gênero não está associado aos papéis sociais que tentam naturalizar as desigualdades, ou seja, representações que enfatizam os papéis de “mãe e dona de casa” para as mulheres e “pai de família provedor” e “homem público” associados ao sexo masculino.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)=D)O gênero não está associado aos papéis sociais que tentam naturalizar as desigualdades, ou seja, representações que enfatizam os papéis de “mãe e dona de casa” para as mulheres e “pai de família provedor” e “homem público” associados ao sexo masculino.
2)=B)A interseccionalidade refuta o enclausuramento e a hierarquização dos grandes eixos da diferenciação social que são as categorias de sexo/gênero, classe, raça, etnicidade, idade, deficiência e orientação sexual.
Explicação:
1)=A questão pede para assinalar a alternativa incorreta, que diz o oposto da questão teórica principal, que assinala que o gênero está associado a papéis sociais.
2)=O conceito de interseccionalidade, esta alternativa contempla de forma correta sobre este conceito, que apresenta os eixos da diferenciação social: sexo/gênero; classe; raça; etnicidade; idade; deficiência e orientação sexual.
Espero ter ajudado, Ta certinho no Classroom, Bom estudos :P
A alternativa D está correta.
Apesar da evolução da sociedade, nós ainda somos regidos por valores que procedem de outras gerações, geralmente por dogmas e doutrinas religiosas que acabam diretamente vinculadas ao papel do cidadão como ser social.
É possível notar que existe um preconceito enorme, ainda no século XXI contra os indivíduos que optam por outro gênero, fato este que se dá através do conservadorismo, que na maioria das vezes é prejudicial para a sociedade pois obriga esses indivíduos a ter uma postura de inferioridade, onde em diversos casos omitem sua posição sexual.
Essa é uma questão que merece um diálogo profundo, e, diversas pesquisas, então, posso deixar aqui alguns tópicos interessantes para possíveis diálogos:
- A posição do homossexual e da mulher na sociedade masculina;
- A violência contra homossexuais nos dias de hoje;
- As políticas LGBT e a inclusão da mulher trans no mercado de trabalho e na universidade.