Sobre o conceito de classes sociais na perspectiva marxista, assinale (V) Verdadeiro ou (F) Falso: ( ) Sua utilização visa explicar as formas pelas quais as desigualdades se estruturam e se reproduzem nas sociedades. ( ) De acordo com Karl Marx, as relações entre as classes sociais transformam-se ao longo da história, conforme a dinâmica dos modos de produção. ( ) As classes sociais, para Marx, definem-se, sobretudo, pelas relações de cooperação que se desenvolvem entre os diversos grupos envolvidos no sistema produtivo. ( ) A formação de uma classe social, como os proletários, só se realiza na sua relação com a classe opositora, no caso do exemplo, a burguesia. ( ) A afirmação "a história da humanidade é a história das lutas de classes" expressa a ideia de que as transformações sociais estão profundamente associadas às contradições existentes entre as classes. Escolha a alternativa que contém a sequência correta: Alternativas: a) F – V – F – V – F. b) V – F – F – V – V. c) V – F – V – V – F. d) V – V – F – V – V.
Soluções para a tarefa
Visando buscar um melhor entendimento sobre o tema proposto, podemos começar esclarecendo o que são as ações afirmativas. Trata-se de medidas que tem por objetivo amenizar a situação de desigualdade e discriminação a que estão submetidos indivíduos de grupos específicos desde os primórdios de nossa existência. Dentre estes grupos, podemos destacar os negros, os indígenas e as mulheres que, desde a concepção, tiveram seus direitos restritos.
Essas ações não precisam necessariamente serem públicas, elas podem também ter natureza privada, buscando um mesmo objetivo o qual visa reparar os aspectos que dificultam o acesso dessas pessoas as mais diferentes oportunidades.
No Brasil, muitas pessoas ligam esse tema unicamente a política de adoção de cotas raciais nas universidades. Entretanto, o assunto vai além disso. As ações afirmativas para se ter a devida eficácia, precisa enxergar além do estabelecimento de cotas apenas. Medidas como criação de delegacias especializadas para o atendimento de mulheres são necessárias e contribuem não para a resolução definitiva do problema da violência contra o gênero feminino, mas sim para o sanar e amenizar na medida em que parte da consciência de que é preciso uma abordagem específica para esses casos.
Seguindo nessa linha de raciocínio, é possível entendermos claramente que as políticas afirmativas não devem se redirecionar apenas para uma tomada de medida específica, mas sim estar redirecionadas a proteção de todas as culturas e todos os diferentes grupos sociais que sofrem com a discriminação social ainda nos dias atuais.