História, perguntado por queiladias2, 10 meses atrás

Sobre o Comitatus é incorreto afirmar:

A) Relação de fidelidade militar entre guerreiros e seu chefe.
B) Impunha a fixação do camponês (guerreiro) à terra, semelhante à do servo, que ficava subordinado aos grandes proprietários rurais.
C) Estabelecia a relação de lealdade entre o chefe tribal e os guerreiros, como a que havia entre suseranos e vassalos.
D) Um dos grandes traços da cultura germânica desenvolvia-se entre o chefe militar e seus guerreiros. Em tempos de guerra, os soldados e chefes militares formavam o comitatus. O comitatus consistia em uma relação de fidelidade onde o comandado jurava total obediência ao chefe militar, que se comprometia em proteger os seus soldados.
E) Relação da sociedade feudal que contribuiu na formação do suserano e do vassalo baseada na honra e lealdade. Foram grupos formados por guerreiros e seu chefe. Ocorreram relações entre nobres, que nesse período eram os únicos que entravam em combate.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
10

É correta a alternativa B.

O Comitatus era um conjunto de relações simbólicas (e de camaradagem) entre chefes tribais e guerreiros (no mundo germânico), que depois se transferiu para a relação entre nobres, com um sendo o suserano e os outros sendo seus vassalos.

A prática que prendia o camponês à terra não era o comitatus (que tinha muito mais aspecto militar que econômico), mas sim o colonato, que serviu de base para a expansão da economia agrícola no período.

Perguntas interessantes