Sobre o Código de Nurembergue e Declaração de Helsinque, documentos contemplados no texto de Diniz e Guilhem, no que tange à questão ética em pesquisas com seres humanos, esses indicam que:
Assinale V para os enunciados verdadeiros e F para os falsos.
1. Selecione uma opção Verdadeira Falsa
o Código de Nurembergue aponta a necessidade de uma fase piloto antes da realização da pesquisa propriamente dita e do consentimento do participante.
2. Selecione uma opção Verdadeira Falsa
o Código de Nurembergue surgiu em consequência da divulgação das atrocidades ocorridas nos campos nazistas e da realização do Julgamento de Nurembergue, promovido pelos Estados Unidos.
3. Selecione uma opção Verdadeira Falsa
a Declaração de Helsinque manteve, em sua essência, a importância de se respeitar as pessoas participantes da pesquisa.
4. Selecione uma opção Verdadeira Falsa
a Declaração de Helsinque pode ser considerada como um patrimônio da humanidade no contexto das pesquisas biomédicas e comportamentais.
5. Selecione uma opção Verdadeira Falsa
o Código de Nurembergue aponta a necessidade de o pesquisador avaliar os riscos e benefícios para os sujeitos envolvidos.
qual a resposta ??
Soluções para a tarefa
Todas são verdadeiras.
A configuração política que vemos hoje no mundo, foi um reflexo das diferentes tensões entre as nações desencadeadas entre, durante e no pós guerras.
Levando em consideração a Segunda Grande Guerra Mundial, notamos neste período uma construção do etnocentrismo como algo comum aos indivíduos, desde noções deturpadas do totalitarismo de Hitler e sua imposição sobre as demais culturas, vemos uma briga étnica sem sentido, que deve ser colocada em pauta de maneira negativa, visto que vivemos em um mundo plural e a igualdade deve ser soberana.
Vale notar que ao final da guerra o disparo de bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki apresentaram a soberania armamentista americana. Além disso, após o final da guerra tendo a Alemanha como principal derrotada, ocorreu o Julgamento de Nuremberg para punir os militares das nações perdedoras.