Sobre o clima e a vegetação do sudeste, é correto afirmar que:Requer resposta. Opção única.
Nas áreas de maiores altitudes, há predomínio do clima tropical de altitude, cuja temperatura tende a ser menor que nas áreas que se encontram ao nível do mar.
Há pouca variedade climática no sudeste, sendo encontrado apenas climas no tropical e tropical de altitude.
No verão, há predomínio de massas de ar polar, como é o caso da MPA (Massa polar atlântica).
Por causa da baixa variedade de climas, a vegetação acaba também se tornando pouco variada, apresentando-se no sudeste, basicamente, em dois tipos: Mata Atlântica e Cerrado.
Nos campos de altitude do sudeste, é comum a ocorrência de vegetação de restinga e de manguezais.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O clima tropical de altitude atua nas áreas serranas da região Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais) – zonas acima dos 800 metros em relação ao nível do mar.
Devido a altitude elevada, as temperaturas são as mais baixas entre os climas tropicais. As chuvas são recorrentes durante os meses do ano, mas concentra-se principalmente no verão, no qual não ultrapassa os 30°C.
Como a variação do clima também depende das massas de ar, as que atuam no clima tropical de altitude são:
• Massa Tropical Atlântica (Ta): Nasce no oceano Atlântico e atua nas zonas litorânea do Brasil. Como é quente e úmida, provoca chuvas quase o ano inteiro.
• Massa Tropical Continental (Tc): Origina-se na planície de Chaco, que também integra parte da Bolívia, Argentina e Paraguaia, é predominante no interior da região Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Esse tipo de massa cria o clima quente e seco.
• Massa Polar Atlântica (Pa): Cria-se na parte do oceano Atlântico que tem proximidade com a Patagônia. Como é uma corrente fria e úmida, quando chega ao Brasil provoca friagem na planície do Pantanal, chuvas na região Nordeste e geadas no Sudeste.
Propriedades do clima tropical de altitude
Além da predominância no Sudeste, ocorre em Belo Horizonte, Campos do Jordão, norte do Paraná e extremo sul do Mato Grosso do Sul. O clima nessas localidades – que são de altitude – apresenta características térmicas e pluviométricas específicas.
O choque entre as massas tropical atlântica e a polar gera um inverno com baixas temperaturas (inferior a 18°C). Esse fenômeno também ocorre em função da pressão atmosférica vinda do sul do oceano Atlântico e pela massa tropical continental.
Além desses elementos, a junção das frentes frias e as alternâncias na Zona de Convergência Intertropical – área próxima ao Equador no qual os ventos dos hemisférios norte e sul se cruzam – são responsáveis pelas frequentes geadas no inverno.
Os constantes processos de evaporação transmitem grandes volumes de água para a atmosfera, provocando assim as chuvas do verão. A umidade, que sofre diretas interferências do relevo, também estimula as precipitações. Como o solo não fica seco, problemas com erosão e assoreamento são recorrentes
Explicação:
Resposta:
olá
Explicação: eu acho que é isso O clima predominante nessa região é o tropical de altitude.
espero ter ajudado:)