sobre o bloqueio continental (1806), decretado por Napoleao contra a Inglaterra:Resultado dele
Soluções para a tarefa
Resposta:
Inicialmente, o ataque foi bastante efetivo, reduzindo as negociações britânicas entre 25% e 50%. Além de várias outras consequências:
1 - Alguns países foram bastante beneficiados, como a Bélgica ou a Suíça e a região norte da França, que tiveram um grande aumento nos lucros devido à falta da concorrência britânica.
2 - Alguns setores foram prejudicados, inclusive na França, como a indústria naval.
3 - Portugal colocou-se contra a imposição de Napoleão. Com a ajuda dos ingleses, a família real transferiu-se para o Brasil.
4 - Como retaliação, os franceses cruzaram a Espanha e invadiram Portugal. Com o apoio britânico, as populações dos dois países se revoltaram em um conflito conhecido como Guerra Peninsular. Napoleão colocou seu irmão no trono espanhol.
5 - O Brasil viu seu destino mudado com a transferência da corte. Houve várias mudanças positivas e a necessidade inglesa por parceiros comerciais ajudou a desenvolver o comércio da colônia. Essas mudanças, somadas ao espírito de nacionalismo que se fortalecia, levaram à Independência do Brasil em 1822.
6 - As colônias espanholas na América também foram influenciadas. Paralelamente às revoltas na Espanha, iniciaram-se movimentos contrários ao Rei que consideravam ilegítimo. Esses movimentos acabaram por desencadearem os processos de independência da maioria dos países latino-americanos.
O que foi o Bloqueio Continental:
O Bloqueio Continental foi a proibição imposta pelo imperador Napoleão Bonaparte, com a emanação, a 21 de novembro de 1806, do decreto de Berlim, que consistia em impedir o acesso a portos dos países então submetidos ao domínio do Primeiro Império Francês a navios do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda.