Sobre o balé clássico , explique os movimentos ,sua coreografia e quais as habilidades do bailarino.
Soluções para a tarefa
Plié. O plié é um dos movimentos mais importantes do ballet feito na barra. Consiste numa flexão do joelho ou joelhos, que serve para tornar os músculos mais flexíveis e maleáveis e os tendões mais elásticos. Existe o demi plié e o grand plié, que consiste numa flexão menos ou mais acentuada, respectivamente.
Tendu. Neste movimento uma das pernas fica esticada ao lado, à frente ou atrás do corpo. Afasta-se a perna na direção pretendida, arrastando também o respectivo pé. Levanta-se primeiro o calcanhar e, em seguida a planta do pé, mantendo a ponta do pé apoiada no chão.
Jeté. O nome deste passo significa atirado, lançado. No jeté o bailarino atira a perna com energia, sempre esticada. É como se fosse o tendu, mas com mais energia e com os pés fora do chão. Existem vários tipos de saltos, grandes (grand jetés) ou pequenos.
Rond de jambe. Que traduzido significa rodar a perna, que pode ser feito à terre ou en l’air, ou seja, no chão ou no ar. Se for feita no chão, a perna tem de desenhar no chão um semi-círculo ou a letra D. Pode ser feito de trás para frente ou ao contrário. Se for feito no ar, a perna sai para for e faz um círculo, em que a coxa aparentemente não se mexe.
Os fundamentos básicos do Balé Clássico consistem em: postura ereta, rotação externa dos membros inferiores, movimentos circulares dos membros superiores, verticalidade corporal, disciplina, leveza, harmonia e simetria.
Os exercícios que os bailarinos realizam nas aulas preparam e melhoram sua capacidade psicomotora. Como resultado, eles melhoram sua agilidade, coordenação e percepção espacial para executar todos os tipos de movimentos. Da mesma forma, os dançarinos possuem um controle corporal realmente desenvolvido.Já agilidade; velocidade de membros; equilíbrios dinâmico, estático e recuperado; coordenação; descontração total e diferencial, além do ritmo, foram apontados como primordiais e como suporte para as habilidades motoras exigidas pelo ballet clássico.