Sobre Maquiavel, marque a alternativa INCORRETA: *
1 ponto
a) Partindo da premissa de que a política deve ser entendida em seus próprios termos, tendo uma explicação humana dessa relação social, Maquiavel produz análises a partir da natureza dos homens.
b) Para Maquiavel, a natureza do ser humano é perversa: os homens são “ingratos”, “volúveis”, “covardes ante aos perigos”, “egoístas” e “ávidos de lucro”.
c) Maquiavel parte do princípio de que o governante (ou o príncipe) deve atentar-se aos súditos que rodeiam seu governo, e oferece diversas dicas de como um príncipe (líder) deve proceder.
d) Para Maquiavel o poder não possui uma origem mundana, e sim estrutural.
Quando se conquistam Estados habituados a reger-se por leis próprias e em liberdade, há três modos de manter a sua posse: primeiro, arruiná-los; segundo, ir habitá-los; terceiro, deixá-los viver com suas leis, arrecadando um tributo e criando um governo de poucos, que se conserve amigos. [...] Quem se torna senhor de uma cidade tradicionalmente livre e não a destrói será destruído por ela. Tais cidades têm sempre por bandeira, nas rebeliões, a liberdade e suas antigas leis, que não esquecem nunca, nem com o correr do tempo, nem por influência dos benefícios recebidos (...).
(Maquiavel)
2. Sobre a política em Maquiavel, marque a alternativa INCORRETA: *
1 ponto
a) Maquiavel parte do princípio de que o governante (ou o príncipe) deve atentar-se aos súditos que rodeiam seu governo, e oferece diversas dicas de como um príncipe (líder) deve proceder.
b) Na concepção de príncipe não precisa resistir aos inimigos, com isso, ele obterá a honra, a fama e a glória para si e para o Estado.
c) A política possui ética e lógica própria. Seu principal objetivo (fim) é garantir a manutenção do Estado. Para isso, lançam-se meios necessários para atingir esse fim: “Os fins justificam os meios”
d) Em Maquiavel, a virtuosidade não é cristã: não necessariamente as qualidades de honestidade são necessárias para o príncipe. Há vícios que são virtudes, desde que eles tenham como objetivo a manutenção do poder.
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Resposta:
1-D
2-B
Explicação:
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Para Maquiavel, a origem do poder é a luta política, ou o jogo político, deste modo, cabe ao governante, ou Príncipe, como o autor descreve agir de acordo com determinados preceitos para conquistá-lo. Ou seja, na primeira questão, a alternativa correta é a letra “D” e na segunda a "B".
Esse posicionamento, ao estudarmos as obras e teorias de Maquiavel, fica bem nítido. Isso porque o autor se dispõe a estudar as relações de poder unicamente a partir do mundo material.
Diferente dos demais teóricos da época, Maquiavel é prático, e não se atém aos conceitos maniqueístas, sua filosofia se baseia na capacidade adaptação, e “jogo de cintura”.
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