sobre latifúndio podemos afirmar como falso que
Soluções para a tarefa
Resposta:
Latifúndio é uma grande propriedade rural geralmente não cultivada e não explorada, portanto representa terras com reduzido aproveitamento econômico, improdutivas. As terras que são aproveitadas normalmente são utilizadas para o cultivo de uma única espécie, ou seja, a monocultura, e nesta são utilizadas técnicas de baixa produtividade. A produção é quase sempre destinada ao mercado de exportação, e normalmente as propriedades concentram-se nas mãos de poucos proprietários.Foi por meio do Estatuto da Terra que o conceito de latifúndio inseriu-se na legislação brasileira. O Estatuto da Terra trata da utilização, ocupação e das relações fundiárias no Brasil e surgiu com base na necessidade de tratar a questão da distribuição das terras no país, sua produtividade e seu uso social. Nesse sentido, latifúndio é definido da seguinte forma:
Art. 4º. Para os efeitos desta Lei, definem-se:
V - "Latifúndio", o imóvel rural que:
a) exceda a dimensão máxima fixada na forma do artigo 46, § 1°, alínea b, desta Lei, tendo-se em vista as condições ecológicas, os sistemas agrícolas regionais e o fim a que se destine;
b) não excedendo o limite referido na alínea anterior, e tendo área igual ou superior à dimensão do módulo de propriedade rural, seja mantido inexplorado em relação às possibilidades físicas, econômicas e sociais do meio, com fins especulativos, ou seja, deficiente ou inadequadamente explorado, de modo a vedar-lhe a inclusão no conceito de empresa rural.O Estatuto da Terra também define outros tipos de imóveis rurais, como a empresa rural, o minifúndio, a propriedade familiar, o latifúndio por dimensão e o latifúndio por exploração.
→ Latifúndio por dimensão: é a propriedade que apresenta área superior a 600 vezes o módulo rural (propriedade que possui dimensões mínimas para atender as necessidades de uma família camponesa), podendo ser explorada de forma adequada.
→ Latifúndio por exploração: de maneira geral, refere-se à propriedade cuja principal característica é a improdutividade, ou seja, é inexplorada. Normalmente, essas terras têm como principal objetivo a especulação imobiliária (manter terras inutilizadas a fim de que seu valor de mercado aumente com o passar do tempo), portanto não há a intenção de usá-las para fins agroindustriais.
É válido dizer que, com base na Constituição Federal de 1988, o conceito de latifúndio foi suprimido, classificando-se os imóveis rurais, a partir da lei 8.629, de 1993, como pequenas propriedades e médias propriedades, não sendo citadas, portanto, grandes propriedades. Assim, suprimiu-se o termo latifúndio, contudo manteve-se seu conceito fazendo a relação entre propriedade e sua função social.
Explicação:
eu coloquei oque é um latifúndio porque você não mostrou as alternativas