Sociologia, perguntado por mayararodrigue24, 8 meses atrás

Sobre Karl Marx (1881-83):

I – É um pensador do conflito social.

II – Defendia a manutenção do privilégio das classes sociais.

III – Defendia a luta de classes entre o burguês e o proletário.

Estão corretas,

A) I e II, apenas.
B) I, II e III.
C) I e III, apenas,
D) II e III, apenas.
E) Nenhuma das alternativas anteriores.

Soluções para a tarefa

Respondido por katariner
47

Resposta:

C) I e III, apenas,

Explicação:

As teorias de Marx sobre a sociedade, a economia e a política — a compreensão coletiva do que é conhecido como o marxismo — sustentam que as sociedades humanas progridem através da luta de classes (um conflito entre uma classe social que controla os meios de produção e a classe trabalhadora, que fornece a mão de obra para a produção) e que o Estado foi criado para proteger os interesses da classe dominante,[8] embora seja apresentado como um instrumento que representa o interesse comum de todos. Além disso, ele previu que, assim como os sistemas socioeconômicos anteriores, o capitalismo produziria tensões internas que conduziriam à sua autodestruição e substituição por um novo sistema: o socialismo. Ele argumentava que os antagonismos no sistema capitalista, entre a burguesia e o proletariado,[9] seriam consequência de uma guerra perpétua entre a primeira e as demais classes ao longo da história.

#AquiéUnibra rsrs


milena2020farmacia: você salvou a pátria
katariner: ♥♥
atilomarmaciel: ai sim parceiro de facu #unibra sou aluno tambem ,agradeço muito sua ajuda .
atilomarmaciel: no caso parceira ne
Respondido por larissamagrani
0

Marx concebe que as relações humanas são tidas como dialéticas, pois sempre uma classe era vista como dependente de outra classe social, como: a relação entre senhor e escravo (C).

Assim, Marx parte de uma perspectiva materialista para se valer dos desdobramentos históricos e sociais.

II. Karl Marx aponta que, na sociedade, há grupos que são mais privilegiados que outros, ou seja, a burguesia apresenta vantagens com relação à classe operária.

Assim, a desigualdade social se dá na maior capital acumulado pela burguesia, bem como a existência da propriedade privada, possibilitando que as diferenças sociais sejam marcadas pela riqueza de uns em detrimento de outros.

Com isso, a classe operária é oprimida, porque produz e sua mais-valia é concedida ao patrão, que tem para si a riqueza, dando o mínimo para o trabalhador e verdadeiro "dono" do produto.

Saiba mais sobre Marx: https://brainly.com.br/tarefa/44070357

Anexos:
Perguntas interessantes