Sobre IRACEMA de JOSÉ DE ALENCAR (Fragmento do texto)
Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema.
Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira.
O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado.
Mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo da grande nação tabajara, o pé grácil e nu, mal roçando alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.
Um dia, ao pino do sol, ela repousava em um claro da floresta. Banhava-lhe o corpo a sombra da oiticica, mais fresca do que o orvalho da noite. Os ramos da acácia silvestre esparziam flores sobre os úmidos cabelos. Escondidos na folhagem os pássaros ameigavam o canto
Iracema saiu do banho; o aljôfar d'água ainda a roreja, como à doce mangaba que corou em manhã de chuva. Enquanto repousa, empluma das penas do gará as flechas de seu arco, e concerta com o sabiá da mata, pousado no galho próximo, o canto agreste
1º Jose de Alencar foi um dos principais escritores brasileiros empenhados no projeto romântico de construir uma identidade nacional. Por meio da literatura,
o escritor pretendia libertar a cultura brasileira do domínio da cultura portuguesa. De que modo o escritor põe em pratica esse projeto, no texto, considerando-se os aspectos da linguá e do espaço?
2º O romance Iracema foi escrito após a independência política do Brasil. O poema de Antônio Jacinto foi escrito no período em que a Angola ainda era uma colônia portuguesa. Considerando os contextos de produção dos textos, responda: Que importância tem, no texto de José de Alencar e no poema, as varias referências feitas à fauna e à flora brasileiras e Angolanas, respectivamente?
Sobre o texto CARTA DE UM CONTRATADO de ANTÔNIO JACINTO..
Eu queria escrever-te uma carta
amor
uma carta que disesse
deste anseio
de te ver
deste receio de te perder
deste mais que bem querer que sinto
deste mal indefinido que me persegue
desta saudade a que vivo todo entregue...
Eu queria escrever-te uma cara
amor
uma carta de confidências íntimas
uma carta de lembranças de ti
de ti
dos teus lábios vermelhos como tacula
dos teus cabelos negros como dilôa
dos teus olhos doces como macongue
dos teus seios duros como maboque
do teu andar de onça
e dos teus carinhos
que maiores não encontrei por aí...
Eu queria escrever-te uma carta
amor
que recordasse nossos dias na capôpa
nossas noites perdidas no capim
que recordasse a sombra que nos caía dos jambos
o luar que se coava das palmeiras sem fim
que recordasse a loucura
da nossa paixão
e a amargura nossa separação...
Eu queria escrever-te uma carta
amor
que a não lesses sem suspirar
que a escondesses de papai Bombo
que a sonegasses a mamãe Kieza
que a relesses sem a frieza
do esquecimento
uma carta que em todo Kilombo
outra a ela não tivesse merecimento...
Eu queria escrever-te uma carta
amor
uma carta que te levasse o vento que passa
uma carta que os cajus e cafeeiros
que as hienas e palancas
que os jacarés e bagres
pudessem entender
para que se o vento a perdesse no caminho
os bichos e plantas
compadecidos de nosso pungente sofrer
de canto em canto
de lamento em lamento
de farfalhar em farfalhar
te levasse puras e quentes
as palavras ardentes
as palavras magoadas da minha carta
que eu queria escrever-te amor...
Eu queria escrever-te uma carta...
Mas ah meu amor, eu não sei compreender
por que é, por que é, por que é, meu bem
que tu não sabes ler
e eu - Oh! Desespero - não sei escrever também!
1º No texto II, o eu lírico, estando distante da mulher amada, manifesta o desejo de escrever uma carta a ela.
a) o que impossibilita de fazê-lo a carta?
b) O eu lírico não pode escrever a carta, no entanto, seus sentimentos deram origem a um poema. Na sua opinião,o poema consegue dizer aquilo que o eu lírico deseja dizer na carta?
2º O eu lírico no texto II, prevendo que talvez a carta não chegasse a mulher amada, pensa numa forma de ela ser transmitida.
a) que meios para a transmissão de sua mensagem o eu lírico imagina?
b) que relação existe entre esses meios e a tradição de "oratura" africana?
Soluções para a tarefa
Respondido por
39
1-) JOSE DE ALENCAR E O PROJETO CULTURAL BRASILEIRO --Ele cria uma cultura brasileira , libertando-a d literatura portuguesa e EUropeia ,atravesso uso da linguagem indigenista , valorizando os elementos da falta e flora brasileira fazendo simbolismos e comparações da personagem com a natureza . Na narativa introduz termos brasileiros , expressões em tupi ; sua linguagem é em norma culta. O ESPAÇO narrativo seria no CEARA onde descreve as matas e animais .Une as raças Iracema ( índio ) heroína idealizada Martin ( POrtugues ) e o filho dos dois seria o 1º brasileiro legítimo. //// 2º IMPORTÂNCIA DA FLORA e FAUNA BRASILEIRAS E ANGOLANAS NA OBRA - o uso da flora , e fauna comparando os personagens com a natureza servem para Criar uma identidade nacional , nós temos os mesmos colonizadores os portugueses , mas a nossa flora e a fauna é diferente da de Portugal .///// 1º-) NO TEXTO II ---A-) o que o impossibilita é o fato de NÃO saber ESCREVER e a sua amada NÃO a saber LER ///B-) O poema consegue dizer TUDO aquilo que o eu-lirico desejava dizer para sua amada ; através de comparações com os animais (do teu andar de onça ) ;com a natureza (noites perdidas no capim ; sombra que cai dos jambos ; )e com o uso de vários verbos ( lesses; escondesses; sonegasses; relesses;recordasses) ./////2º Ele pensa em meios de levar a carta até ela " que o vento a levasse ; uma carta aos cajueiros ou os animais entendesse o escrito e falasse pra ela as palavras ardentes "////B-) RELAÇÃO ENTRE ESTES MEIOS E A TRADIÇÃO ORATURA AFRICANA .--quando as estórias orais as oraturas são transmitidas na África não é apenas contar a estória , a ORATURA é como uma estória interpretada ,dramatizada , com um " cenário completo "---> dança , gestos ,rituais , estórias e mensagens do " texto falado ". Você quando escuta imagina tudo que existe a sua volta. E vai inserir o passado ancestral ,os contos populares e toda a sua riquíssima literatura no contexto literário .
Ryansss:
Obrigado tia ♥
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Inglês,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás