Ed. Técnica, perguntado por Usuário anônimo, 10 meses atrás

Sobre infodemia:
Cite algumas dicas de como lidar com a sobrecarga de informações falsa?

Soluções para a tarefa

Respondido por Maracujazinha
2

Se um conteúdo tem tudo a ver com o que você acredita, a atenção deve ser redobrada. Pois há o risco de passarmos adiante algo inverídico, sem nenhuma checagem, simplesmente porque confirma nosso ponto de vista.

O diálogo não-violento e o pensamento crítico são aqui fundamentais. Nem sempre nossas intuições apontam no caminho correto. É preciso ter humildade para pesquisar mesmo aquilo que “parece” fazer sentido.

Conteúdos jornalísticos são produzidos a partir de dados, evidências e checagem de informação. Não devem ser confundidos com artigos, colunas, vídeos ou áudios que trazem uma mera opinião pessoal.

Embora veículos de mídia estabelecidos possam também cometer equívocos, é necessário conhecer o histórico dessa fonte de informação, se ela costuma trazer evidências sólidas na construção das matérias, se trabalha com dados referenciados e diversidade de entrevistados.

Checar se uma notícia saiu em mais de um veículo de mídia estabelecido é uma estratégia importante para não circular meros rumores ou até notícias falsas.

A reprodução de um texto ou mesmo de imagem circulando em redes socais sem o devido link para o conteúdo original, em um veículo estabelecido, deve acender um alerta. É possível que se trate de um conteúdo manipulado.

Mesmo em um site, ter atenção à apresentação do conteúdo também pode ajudar na avaliação daquela informação. Há sites que procuram simplesmente imitar o nome, o endereço ou a aparência de veículos de mídia estabelecidos para sugerir credibilidade a uma notícia falsa.

Uma atenção especial à data de publicação original de vídeos, áudios e links de matérias é fundamental, pois algo fora de contexto pode levar a incompreensões. Infelizmente, tornou-se comum a prática de circulação de conteúdos de meses ou anos atrás simplesmente para gerar desinformação hoje.

Erros de português e títulos chamativos ou sensacionalistas também costumam apontar para conteúdos suspeitos.

Espero ter te ajudado! ^_^

Perguntas interessantes