Sobre: História, 7º Ano.
(PS: Quero respostas simples, curtas, mas também plausíveis).
1| Oque foi o feudalismo?
2| Quem eram os senhores feudais?
3| Como estava organizado a sociedade feudal?
4| Como o feudalismo chegou ao seu fim?
5| Como teve origem as primeiras monarquias europeias?
6| Defina o humanismo?
7| Oque foi o renasc. científico, e cultural?
8| Como o renasc. cultural contribuiu para a reforma protestante?
9| Oque foi a contra reforma?
10.como surgiu a peste negra?
]
Soluções para a tarefa
feudalismo:sistema econômico, político e social que se fundamenta esp. sobre a propriedade da terra, cedida pelo senhor feudal ao vassalo em troca de serviços mútuos e que caracteriza a sociedade feudal.
Resposta:
1 - Feudalismo foi um modo de organização social, político e cultural baseado no regime de servidão, onde o trabalhador rural era o servo do grande proprietário de terras, o senhor feudal.
2 - Eram proprietários dos feudos (unidades territoriais) e possuíam muitos servos trabalhando para ele. Cobravam vários impostos e taxas destes servos, pela utilização das terras do feudo. Viviam em castelos fortificados e eram protegidos por cavaleiros. Os senhores feudais faziam e aplicavam as leis em seus domínios. (pode resumir se quiser)
3 - A sociedade feudal era organizada em uma pirâmide social: no topo, estava a figura dos reis e da nobreza, sendo que próximo a eles estava o clero, ou seja, os integrantes da igreja, o poder religioso.
Na base da pirâmide da sociedade feudal estavam os servos, os camponeses que trabalhavam com a agricultura e sustentavam todo o restante da sociedade, sendo que os nobres eram senhores feudais, responsáveis por administrar e proteger os feudos.
4 - As mudanças de paradigmas e com diversos acontecimentos históricos, culturais, políticos e sociais, o sistema feudal entrou em declínio a partir do século XI. A partir do século X, o aumento considerável do número de pessoas foi um fator decisivo para que surgisse uma nova classe social interessada sobretudo, no comércio: a burguesia. A classe burguesa, formada por artesões, mercadores, banqueiros e donos de companhias de comércio, eram habitantes das antigas cidades medievais fortificadas, denominadas de burgos.
Com isso, o poder da nobreza, dos senhores feudais e do clero também entram em declínio. Diante desse sistema, ficou difícil suprir as diversas necessidade da população (alimentação, moradia, saúde, etc.) que praticamente duplicou nos séculos seguintes.