Filosofia, perguntado por jessicafernandes7187, 1 ano atrás

SOBRE GUILHERME OCKHAM:

Questão 1: Nome do pensador:

Questão2: Nascimento e morte do pensador (ano ou data completa conforme encontrar):

Questão 3: Biografia do pensador (quem ele foi, resumo da vida, da história do pensador):

Questão 4: Teorias e pensamentos desenvolvidos ou defendidos pelo autor (resumo sobro o que pensava):

Questão 5: Frases ditas ou escritas pelo autor (duas frases ou pensamentos):

Questão 6: Qual das seguintes obras foi escrita pelo autor: a) A República; b) Crítica da Razão Pura; c) Cognominada Ordinatio; d) A Idade da Razão.

Questão 7: Uma imagem do pensador: fotografia; pintura; ou escultura (o link de onde a obra pode ser visualizada):

Questão 8: Que influência teve o pensamento desenvolvido pelo autor em seu período ou posteriormente (não precisam comentar as duas alternativas, basta uma, mas indique qual):

Questão 9: Apresente a sua opinião sobre o autor e seus pensamentos (com base na pesquisa realizada, explique o porquê de sua posição):

Questão 10: Enuncie (diga qual é), e explique o que significa o conceito da Navalha de Ockham.


Soluções para a tarefa

Respondido por priscilasm2
6

1) Nome do Pensador Guilherme de Ockham, teólogo escolástico inglês.

2) Guilherme de Ockham nasceu em 12888, em Ockham, um pequeno povoado de Surrey na Grã-Bretanha, e faleceu em 9 de abril de 1349 em Munique, na Alemanha, acometido pela peste negra.

3) Guilherme de Ockham foi um frade franciscano, de origem inglesa, considerado como o último nome da filosofia da Idade Média.  Nasceu em Ockham, na Inglaterra e ainda jovem entrou na Ordem Franciscana. Entrou para Universidade de Oxford para ensinar matemática e filosofia. Se tornou seguidor do franciscano Duns Scot. Em suas obras era a favor da separação da filosofia da teologia, entre razão e fé, ao verificar os primeiros indícios de ciência moderna.

4) Teorias e pensamentos desenvolvidos ou defendidos por Guilherme de Ockham:

Teorias da Filosofia da mente

Silogismo: validar uma teoria já conhecida. Levantamento de causas e efeitos deste estudo.

Defendia a separação da filosofia da teologia, nos primeiros estudos de ciência moderna.

Princípio da parcimônia: ou também conhecida como a navalha de Ockham, trata-se da defesa da simplicidade na construção de uma teoria. A formulação de um princípio deve depender de fatores mínimos para explicar o estudo em questão

5) Frases ditas por Guilherme de Ockham:

"Frustra fit per plura quod potest fieri per pauciora" ("É vão fazer com mais o que se pode fazer com menos")

"Entia non sunt multiplicanda praeter necessitatem" ("As entidades não devem ser multiplicadas sem necessidade").

6) A alternativa correta é a letra c) Cognominada Ordinatio. Trata-se de uma obra que defende a lógica para embasar todo conhecimento racional.

7) Há diversos links disponíveis em sites de pesquisa contendo alguns trabalhos do autor Guilherme de Ockham. Obras como Cognominada Ordinatio, Esboço de uma Summa logicae - Manuscrito de 1341, artigo Navalha de Ockham, Sum of Logic.

8)  Influência teve o pensamento desenvolvido Guilherme de Ockham, contribui para estudos como a Teoria da Relatividade de Albert Einstein: ao se referir que uma teoria dever ser simples quanto possível, relaciona-se ao princípio de Ockham.

9) Após pesquisa sobre o autor e seus pensamentos, acredito que  Guilherme de Ockham foi de suma importância para a ciências modernas, principalmente por introduzir a premissa de que teoria e teologia deveriam ser separadas, inserindo o conceito de razão e fé separados na condução de um estudo.

10) O conceito de Navalha de Ockham era a ideia de que não há necessidade de multiplicar entidades, além do conceito de que uma teoria deve ser constituída de forma simples, sem necessidade de vários fatores para explicá-la.

Bons estudos!

Perguntas interessantes