Sobre este trecho do poema "Essa Negra Fulô",de Jorge de lima (1893-1953),responda ao que se pede.
A)neste poema narrativo há várias vozes?identifique-as
B)qual é o foco narrativo do texto?comprove sua resposta citando um verso do poema.
C)você conhece a história popular da menina enterrada pela madrasta.Fulô contou toda a história para a Sinhá?explique.
Soluções para a tarefa
a. Com base no poema "Essa Negra Fulô", de Jorge de Lima podemos identificar que há mais de uma voz, como no trecho onde se diz "Ora, se deu que chegou" e em parênteses diz-e "isso já faz muito tempo", parecendo emular um canto.
b. O foco narrativo do texto é em terceira pessoa, sendo o narrador onisciente, o que verificamos no trecho "Essa negrinha Fulô! ficou logo pra mucama , pra vigiar a Sinhá, pra engomar pro Sinhô!" - que demonstra que ele conhece as ações e motivações da personagem.
c. A história popular da menina enterrada pela madrasta conta o "causo" de uma menina cujo pai se casou com uma viúva, e essa senhora veio a maltratar a menina, ao ponto de enterrá-la viva.
Fulô não termina de contar toda a história para a Sinhá, visto que a menina é desenterrada pelo pai e tudo termina bem.
Abraços!
Resposta : a) Voz do narrador e vozes de personagens – da Sinhá, de Fulô e da princesa (personagem da história contada por Fulô).
b) O poema tem um foco narrativo em primeira pessoa, como se pode comprovar pelo verso “no banguê dum meu avô. (Esse narrador tem a mesma origem do narrador do livro Menino de engenho, que também era neto de um senhor de engenho).
c) Não contou. Fulô era sempre interrompida pelas novas ordens da patroa. Na história da menina enterrada viva, um capineiro, um dia, ao cortar uma touceira de capim, ouviu uma cantiga que vinha de dentro da terra. Chamou o dono do engenho e, cavando no lugar, encontraram a menina, que foi salva.