Biologia, perguntado por CARLAALESSA, 10 meses atrás

Sobre este processo de formação de gametas, é correto afirmar que: Grupo de escolhas da pergunta A espermatogônia possui metade do material genético de uma célula somática, para que, ao se fundir ao óvulo, proporcione ao zigoto um cariótipo típico da espécie. Este processo de formação de gametas masculinos é exatamente igual ao processo de formação dos gametas femininos, exceto pela espermiogênese. Os espermatócitos secundários são formados a partir da divisão mitótica da espermatogônia. Os espermatozoides são diferenciados durante a espermiogênese, adquirindo sua forma característica para desempenho de sua função. Durante o processo de meiose não há modificação na quantidade de material genético celular, apenas aumento no número de células.

Soluções para a tarefa

Respondido por LeonamVinicius
9

Resposta correta: alternativa D.

a) A espermatogônia possui metade do material genético de uma célula somática, para que, ao se fundir ao óvulo, proporcione ao zigoto um cariótipo típico da espécie.

         Incorreto. A espermatogônia é formada a partir de mitoses da célula germinativa. Assim, ainda são diploides (2n). O material genético só passa a ser dividido pela metade no espermatócito II, que é haploide (n).

b) Este processo de formação de gametas masculinos é exatamente igual ao processo de formação dos gametas femininos, exceto pela espermiogênese.

         Incorreto. O processo de formação dos gametas masculinos (espermatogênese) é muito semelhante ao processo de formação dos gametas femininos (ovulogênese), contudo, existem diferenças, não sendo exatamente iguais. Podemos citar, como diferença, o fato de que a ovulogênese inicia na vida intrauterina, enquanto a espermatogênese se inicia somente na puberdade.

c) Os espermatócitos secundários são formados a partir da divisão mitótica  da espermatogônia.

         Incorreto. Após a célula germinativa realizar sucessivas mitoses, será formada a espermatogônia, célula de mesmo material genético da anterior. A espermatogônia passará por um processo de intérfase, que seria uma preparação para a meiose. Após esta intérfase, seu material será duplicado, passando a se chamar espermatócio I. Somente então, a partir da meiose destas células chamadas espermatócitos I, que serão formados os espermatócitos II.

d) Os espermatozoides são diferenciados durante a espermiogênese, adquirindo sua forma característica para o desempenho de sua função.

         Correto. Após a meiose do espermatócito primário (espermatócito I), serão formadas 4 células iguais e haploides (n). Estas 4 células, chamadas espermátides, já estão, em termos nucleares, prontas para a fecundação, contudo, precisam de uma última modificação para se locomoverem até o ovócito e fecundá-lo. A espermiogênese é um processo que promove a diferenciação das espermátides, havendo o crescimento de um flagelo que permite a locomoção.

e) Durante o processo de meiose não há modificação na quantidade do material genético celular, apenas aumento no número de células.

         Incorreto. Durante a meiose o material genético da célula é dividido em 2, portanto, o espermatócito I, que era diploide (2n) , através das divisões da meiose, forma 4 células haploides (n), ou seja, com metade de seu material genético. Estas são as espermátides, que se transformarão em espermatozoides após a espermiogênese.

Perguntas interessantes