Sobre este material
Título
mapa questão 23
Tipo de material
mapa
Origem
Student Atlas of the World. National Geographic, 2009.
Analise as afirmativas a seguir:
I. De acordo com a Teoria da Tectônica de Placas, os continentes africano e americano mantém o processo de afastamento um do outro, mesmo que não possamos perceber no dia-a-dia esse movimento que é constante.
II. A existência de um limite construtivo no assoalho oceânico justifica a presença de rochas mais jovens próximas à Dorsal Meso Atlântica comparada à de rochas mais antigas mais próximas ao continente americano e africano.
III. A formação da cadeia montanhosa Dorsal Atlântica resultou de uma separação entre as placas tectônicas Sul-Americana e Africana, o mesmo fenômeno se dá na formação da Cordilheira dos Andes, a partir do limite entre as placas de Nazca e a Sul-Americana.
Estão corretas as alternativas:
Alternativas
(A) II e III
(B) I e II
(C) I e III
(D) II
(E) I, II e III
Soluções para a tarefa
Sobre o movimento das placas tectônicas:
Alternativa correta: (E) I, II e III
I. correto. Todas as placas tectônicas estão em movimento mas cada uma se move com uma velocidade e uma direção. De acordo com a velocidade e a direção deste movimento é possível prever que os continentes estão novamente se juntando, porém no sentido oposto ao da Pangeia.
II. correto. A presença de rochas mais jovens próximas à Dorsal Atlântica comparada à de rochas mais antigas, em locais mais distantes, é um indicativo da existência de limites entre placas tectônicas divergentes no assoalho oceânico.
III. correto. A Dorsal Atlântica é resultado do afastamento entre os continentes americano e africano e a Cordilheira dos Andes é resultante do encontro e atrito entre duas placas tectônicas: a Placa de Nazca e a Placa Sul-Americana.
Bons estudos!