História, perguntado por Danizel100, 10 meses atrás

Sobre Ditadura Militar no Brasil, e suas principais mudanças político-sociais.​

Soluções para a tarefa

Respondido por kailinha2019leticiah
2

Resposta:

A ditadura militar no Brasil durou 21 anos, teve 5 mandatos militares e instituiu 16 atos institucionais – mecanismos legais que se sobrepunham à constituição. Nesse período houve restrição à liberdade, repressão aos opositores do regime e censura.

A Ditadura militar no Brasil teve seu início com o golpe militar de 31 de março de 1964, resultando no afastamento do Presidente da República, João Goulart, e tomando o poder o Marechal Castelo Branco. Os militares na época justificaram o golpe, sob a alegação de que havia uma ameaça comunista no país

O governo militar, quando assume em 1964, enfrenta um período de bastante desorganização da economia, com desequilíbrio fiscal, inflação alta e desemprego. Havia um desgaste muito grande do modelo econômico anterior, com o fracasso do Plano Trienal (para retormar o crescimento econômico).

Além do autoritarismo e da violação dos direitos humanos, a ditadura militar deixou como herança graves prejuízos econômicos e sérios problemas sociais. Embora não sejam numericamente tão expressivas, as manifestações públicas em defesa da intervenção militar e da ditadura no Brasil estão se tornando mais frequentes.

Perguntas interessantes