Química, perguntado por Bx2500, 1 ano atrás

Sobre distribuição eletrônica. Alguém pode me dizer uma forma de compreender a distribuição e conseguir responder formulas como por exemplo 36 kr. Pode ser uma video aula no you tube, preciso responder um exercio com questoes assim, e não sei como pois perdi a explicação. Toda a ajuda será bem vinda.


guilhermeramos45: quer um vídeo aula sobre distribuição eletrônica?
Bx2500: Pode ser, procurei já mais não achei o que procurava.
guilhermeramos45: https://www.youtube.com/watch?v=i_TJKIIKDzM
guilhermeramos45: talvez possa-lhe ajudar, é bem completo
Bx2500: Muito obrigado, tenho certeza que vai.
guilhermeramos45: boa sorte!

Soluções para a tarefa

Respondido por Chanceler
1
O assunto é simples, porém até se acostumar pode ser que você erre, principalmente para átomos que contenham quantidade de elétrons baixo.

A primeira coisa que deve ser entendida é a estrutura atômica. Átomos são compostos de prótons, nêutrons e elétrons. Fixando-se somente nos elétrons, deve-se pensar que eles ficam, de certa forma, em "órbita" do núcleo, em um lugar chamado nível ou camada. Atualmente, são existentes 7 camadas: K, L, M, N, O, P e Q ou, também representadas por números, 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7, respectivamente. Cada camada contém uma certa quantidade de subcamada ou subnível. Os subníveis são 4: "s", "p", "d" e "f". Porém, cada camada suporta uma certa quantidade de subcamada. E cada subnível suporta certa quantidade de elétrons sendo eles 2, 6, 10 e 14 para os subníveis s, p, d e f, respectivamente. Acompanhe a imagem para não se perder. Esses elétrons são sobrescritos nas siglas das subcamadas como 1s², 4f¹², e assim por diante. Os números à esquerda de 4f, 5p, 2s são as representações das camadas, enquanto as letras são as representações dos subníveis.
Espero ter deixado claro está parte!

Outro passo importante é você conhecer o diagrama de Linus Pauling. Ele nos orienta quanto ao deslocamento dos níveis e subníveis. A sua orientação segue de forma diagonal, nunca horizontal ou vertical, sempre diagonal, seguindo a seta conforme a imagem. Agora, vamos para a resolução?!

36 Kr, significa que o átomo de criptônio contém 36 elétrons, desta forma, faremos a sua distribuição eletrônica conforme o diagrama:

1s² 2s² 2p6 3s² 3p6 4s² 3d10 4p6.

Observe que eu segui o preenchimento conforme as orientações das setas. Se somarmos todos os números do lado direito, confirmaremos que a nossa distribuição está correta: 2 +2 + 6+2+6+2+10+6 = 36 elétrons

observe que o número à esquerda refere-se às camadas, sendo o criptônio do nível N=4 da tabela periódica!

espero ter te ajudado!
Anexos:

Bx2500: Caramba ! Muito obrigado ajudou viu.
Chanceler: diaponha! Qualquer dúvida estamos aí!
Bx2500: Ok
Perguntas interessantes